Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

11 de junho de 2022

EMPRESA BRASILEIRA LANÇARÁ SISTEMAS DE GUERRA ELETRÔNICA URBANA EM EVENTO GLOBAL DEFESA E SEGURANÇA

NEGER apresentará equipamentos baseados em inteligência espectral que atendem as novas demandas geradas pela crescente utilização de dispositivos civis de comunicação e drones comerciais adaptados em conflitos urbanos.


Outra versão dessa linha é voltada para o bloqueio de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), com foco em drones de uso recreativo e comercial. A preocupação com o crescente uso criminoso de drones no Brasil, seja no planejamento ou na execução de roubos -- o chamado “novo cangaço”, contrabando em presídios ou violação de privacidade, demandou da equipe da NEGER o desenvolvimento do serviço DroneControl®, para alerta, detecção e rastreamento de drones hostis e seus pilotos.

“Em 2019, o sistema teve sua performance colocada à prova nos ensaios junto à Força Aérea Brasileira e no Canal do Panamá, operando em áreas urbanas sem gerar qualquer tipo de perturbação aos sistemas de telecomunicações adjacentes”, destaca Neger. O DroneControl® já demonstrou sua eficiência nos principais aeroportos brasileiros, mineradoras e centros de logística segura.

Já a preocupação com fraudes através do uso de pontos eletrônicos em vestibulares e concursos resultou no serviço Expectra, que monitora o uso indevido de celulares e já integra o ferramental de segurança de concorridos processos seletivos no país.

Esses serviços deram vida à linha de Inteligência de Sinais (SIGINT -- Signals Intelligence) focada no monitoramento perimetral de dispositivos com comunicação sem fio, como celulares e drones comerciais. “Seu baixo custo permite a massificação de sensores espectrais, em um cenário no qual equipamentos civis convencionais podem se tornar ameaças à segurança, como, por exemplo, o uso de artefatos explosivos improvisados [IED -- Improvised Explosive Device]”, explica Neger.

No Brasil, quadrilhas que promovem roubo de cargas, veículos e transportadoras de valores têm se utilizado de bloqueadores de sinais celulares e de GPS ilegais, o chamado “capetinha”, para inibir o funcionamento de rastreadores e sistemas de alarme monitorados. “Para contra-atacar este tipo de ação, desenvolvemos sensores que detectam a presença de bloqueadores e emitem alertas com comunicação imune à sua interferência. Hoje, eles são utilizados em áreas de segurança, carros-fortes, caminhões, aeronaves de transporte de valores e por forças policiais rodoviárias”, conta Neger.

Foi a partir desses produtos que surgiu a linha de Medidas de Proteção Eletrônica (ECCM -- Electronic Counter-Countermeasures), compondo os compactos sensores ativos com comunicação à prova de bloqueio (Anti-jam Technology). “Seu baixo custo também permite a massificação dos sensores espectrais, fornecendo informações preciosas de inteligência que possibilitam se antecipar às ações de ataque.”

Serviço: A NEGER fará apresentação “RF Spectrum Intelligence: anti-drone, countermeasures, jamming and anti-jamming in dense urban areas” no dia 13 de junho, às 16h30 (GMT+2) no pavilhão 6. Já o estande da empresa ficará na rua K397 do Pavilhão 5A.

Sobre a NEGER: Empresa de base tecnológica sediada em Campinas (SP), a NEGER atua em engenharia de radiofrequência com aplicações diversas: defesa e segurança, e conectividade para áreas rurais e regiões remotas. Os produtos voltados à segurança pública e privada foram desenvolvidos com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), todos com certificação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Trata-se de uma empresa-filha da Unicamp, listada por três anos consecutivos entre as “Empresas que mais crescem no Brasil” em sua categoria, segundo ranking da Deloitte e da Revista Exame. Foi listada no Anuário Telecom de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 entre as 100 maiores empresas de telecom e as dez mais rentáveis do país neste segmento. É reconhecida como uma das mais inovadoras do setor nos últimos 10 anos no Anuário Tele Sintese de Inovação e Telecomunicações.

Sobre o evento: A Eurosatory é uma exposição internacional de defesa e segurança terrestre e aérea, que acontece a cada dois anos desde 1967. O evento reúne expositores e visitantes de todo o mundo. Além da mostra de tecnologia, com exposição de equipamentos e sistemas em tamanho real, é realizado um fórum para troca de conhecimento por meio de conferências. A participação da NEGER e as demais empresas brasileiras no evento, como Embraer e Kryptus, tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX).

Acadêmica Agência de Comunicação

Assessoria de imprensa da NEGER


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]