Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

24 de setembro de 2022

PORTÕES ABERTOS - Museu Aeroespacial (Musal Airshow 2022) comemora bicentenário da Independência do Brasil

Evento 'Portões Abertos', no Museu Aeroespacial, celebra Mês da Asa e Bicentenário da Independência.


Hoje sábado (24) e no domingo (25), a partir das 9h, haverá lançamento de paraquedistas da Equipe “Falcões” da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentações da Esquadrilha da Fumaça, além de demonstrações aéreas com a Esquadrilha CEU, com a Associação Brasileira de Acrobacia (ACRO) e com as aeronaves do Comandante Ferrari e do Comandante Geraldi.


Os visitantes poderão aproveitar outras atrações como a exposição de aeronaves históricas, oficinas educativas e exposição e demonstração do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e da Guarda Municipal do Rio.


A direção do Musal incentiva a solidariedade, convidando os visitantes a levarem um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Instituto Casa Viva, organização que atua em atendimento às necessidades da população em situação de vulnerabilidade social. Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, que pode ser acessado no site do museu. Na internet, também estará disponível toda a programação do evento.


O museu oferece ao público atividades culturais e educacionais por meio de vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos. O espaço mescla conhecimento e entretenimento, de forma inclusiva.


MUSAL - Distribuídas em cinco hangares, as mais de cem aeronaves pertencentes ao Museu Aeroespacial da Aeronáutica (MUSAL) conservam uma grande parcela da história da aviação brasileira e mundial.


Criado em 1973, o MUSAL só foi inaugurado em 18 de outubro de 1976, inicialmente com 42 aeronaves. Instalado em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, o museu proporciona a um público anual de aproximadamente 60 mil visitantes uma oportunidade rara de ver de perto aviões protagonistas de momentos importantes da história brasileira.


“Todas as aeronaves expostas, independente do tipo de aviação, têm um papel preponderante para marcar a história do povo brasileiro. Nós temos que saber de onde viemos, quem somos e para onde iremos. Essas talvez sejam respostas cruciais para o ser humano. E no MUSAL, nós tentamos responder aos nossos visitantes esses questionamentos utilizando o meio aeronáutico”, ressalta o diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Reformado Márcio Bhering Cardoso.


Numa verdadeira viagem de volta ao tempo, os visitantes podem se deparar com verdadeiras raridades.

O avião P47, por exemplo, utilizado na campanha brasileira na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, é um delas. Para ter uma idéia da robustez dessa aeronave, foram 93 missões realizadas durante o conflito. O acervo conta ainda com um modelo do avião Curtiss Fledgling, que inaugurou o Correio Aéreo Militar em junho de 1931 e mais tarde proporcionaria a integração do País.


Um Mirage utilizado para interceptação que acolheu em seu cockpit ninguém menos que o tricampeão de fórmula 1 Airton Senna também está exposto no Musal. Aeronaves que serviram a presidentes, como o VC 90, apelidado de Cafona, utilizado por Juscelino Kubitschek, também remetem o visitante ao passado.

No salão das velhas garças estão expostas as aeronaves mais antigas do MUSAL. Uma réplica do 14 BIS, construída em 1973, no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro, repousa ao lado do modelo Waco, empregado como avião de ataque durante a revolução constitucionalista de 1932 . Os vermelhinhos, como ficaram conhecidos, possuíam um sistema interessante de retardo nas metralhadoras que proporcionava atirar sem acertar a própria hélice. Outra aeronave que chama a atenção é a aeronave Caudron semelhante à utilizada por Anésia Pinheiro Machado, uma das pioneiras da aviação brasileira, no percurso entre Rio e São Paulo.

Exposições - O acervo do MUSAL não se restringe somente às aeronaves. Mostras permanentes e temporárias também ajudam o visitante a entender melhor a história da aviação. Um profundor que fazia parte da aeronave P47 atingida pela artilharia inimiga durante a segunda guerra e o uniforme do então tenente Eduardo Gomes quando ele foi atingido durante o levante do forte de Copacabana, por exemplo, estão entre os muitos objetos históricos e curiosos encontrados nas salas de exposições do museu. Um dos destaques é a Sala Santos Dumont, que apresenta a história do inventor, permeando sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades. Outra exposição de destaque é a "A FAB NA GUERRA". Por meio de peças originais da 2ª Guerra Mundial, vídeos e cenografia, a mostra apresenta a participação da FAB na 2ª Guerra Mundial.

Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Colaborador do site Assuntos Militares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]