Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

8 de dezembro de 2023

VIDEO: Unicamp realiza Workshop: "Prospecção de parcerias com a Marinha do Brasil"

Uma comitiva formada por integrantes da Marinha do Brasil, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) realizou na quarta-feira (06) uma visita à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No local ocorreu o Workshop: “Prospecção de parcerias com a Marinha do Brasil", no qual foram apresentados projetos voltados para pesquisadores e outros atores ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação. 


O Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, disse que a Unicamp reconhece a tradição da Marinha do Brasil e que a Força Naval tem acúmulo de conhecimento. “Nós, da Unicamp, somos uma das instituições de ensino e pesquisa mais conceituadas do Brasil. Essa colaboração, com certeza, trará muitos resultados positivos para o nosso país. É necessária essa aproximação entre as partes. A Marinha coloca quais são as demandas dela, nós colocamos quais são nossas disponibilidades, e a partir disso, nós vamos com certeza fechar um convênio e estabelecer colaborações. A gente sabe hoje que desenvolvi-mento exige Ciência, Tecnologia e Inovação. E para que isso seja viável, ele exige essa parceria entre as instituições”, afirmou o Reitor Antonio Meirelles.


O Reitor da Universidade Federal do Pará, professor Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, também estava presente e explicou que a Marinha do Brasil e as universidades públicas brasileiras têm em comum muitos objetivos, em particular, na geração de conhecimento, necessário para o desenvolvimento do país, para o enfrentamento dos grandes desafios e na área de assistência à população. “Esperamos que novas iniciativas possam surgir e que possamos congregar os esforços em favor do desenvolvimento do país e da assistência à nossa população” contou o Reitor Emmanuel Tourinho.

O Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desen-volvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, destacou a importância da visita e do Workshop para prospectar parcerias com a Unicamp e outros atores de Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Debatemos diversas iniciativas e possibilidades de cooperação. O Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha é composto por 15 ICTs com diversos projetos. E esses projetos precisam, para prosperar ainda mais, da colaboração de instituições competentes em áreas que temos a necessidade de ampliar os nossos conhecimentos e que possamos também transferir as nossas experiências, ou seja, estabelecer um ambiente colaborativo e de construção de parcerias a longo prazo que dê sustentabilidade aos nossos projetos, atendendo as demandas não só da Marinha, mas também das instituições parceiras, como a conceituada Unicamp, e do País", explicou o Almirante Muradas.
Para o Diretor-Presidente da Amazul, Vice-Almirante Newton de Almeida Cos-ta Neto, a AMAZUL é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação que sempre busca entregar à Nação conhecimento, tecnologias e pessoal qualificado, em benefício da sociedade. 

"A AMAZUL tem a obrigação de captar, qualificar e reter mão de obra e conhecimento. Um dos nossos produtos é a Gestão do Conhecimento. Nós trabalhamos em diversos Programas Estratégicos, tendo três específicos: o Programa Nuclear Brasileiro, o Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Atualmente, temos cerca de 1850 em-pregados espalhados por todos esses programas e projetos. Somos a única empresa brasileira que trabalha em quase todos os projetos nucleares do país. E todos têm como foco o benefício da sociedade", esclareceu o Almirante Newton.

O Diretor-Administrativo da Fundação PATRIA, João Luís Marins, apresentou as atividades realizadas pela Fundação e enfatizou que “a Constituição estabelece prioridade para a pesquisa científica básica e tecnológica. Cabe a nós saber aplicar a legislação existente (Lei das Fundações e Lei de Inovação) de modo a obter os benefícios que ela nos proporciona para a gestão administrativa e financeira de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, nosso campo de atuação. A Fundação está apta a contribuir com as ICT e pesquisadores sobre a melhor forma de fazer isso”.

Segundo a Presidente da SOAMAR Campinas, Christiane Chuffi, é uma oportunidade para gerar conexões e fortalecer o ecossistema de inovação base-ado em tecnologia e sustentabilidade. "Campinas tem investido em inova-ção, na ciência e na tecnologia. Essa visita da Marinha, da AMAZUL e da Fundação PATRIA, certamente, proporcionará mais desenvolvimento e progresso para o Brasil. 

Celso Dario Ramos, professor de Medicina da Unicamp, fez questão de salientar que a iniciativa conseguiu promover um importante encontro e afirmou que "é fundamental essa aproximação da Marinha com a Unicamp. Existe um foco das duas instituições no desenvolvimento científico e tecno-lógico do país, voltado para o bem-estar da população brasileira".

Localizada na região metropolitana de Campinas, que engloba 20 municípios e abriga aproximadamente 2,9 milhões de habitantes, a Unicamp é reconhecida como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]