Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

24 de fevereiro de 2024

David Cameron e Mauro Vieira assinam Termo de Implementação do Acordo de Colaboração em Defesa

O acordo permitirá o acesso a financiamento britânico (UKEF) e apoiará negócios na área de defesa no valor de até 1 bilhão de libras, contribuindo com o compromisso do Presidente Lula de modernizar a base industrial do Brasil.


Durante evento dos Ministros de Relações Exteriores do G20, no Rio de Janeiro, o Ministro de Relações Exteriores do Governo Britânico, Lord David Cameron, encontrou-se com o Ministro de Relações Exteriores Brasileiro, Mauro Vieira para falar sobre como o sistema multilateral pode responder aos principais desafios globais.


Eles assinaram um Termo de Implementação do Acordo de Colaboração em Defesa, que permitirá o acesso à UK Export Finance (Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido) e apoiará os negócios no setor de defesa no valor de até 1 bilhão de libras, contribuindo com a visão do Presidente Lula de desenvolver a base industrial de defesa do Brasil e revitalizar a indústria de construção naval do país.


O Reino Unido reafirmou a prioridade da Presidência do G20 do Brasil sobre a reforma da governança global e quer trabalhar em estreita colaboração com o país na reforma das instituições multilaterais. O Reino Unido continua a apoiar o Brasil a ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Os ministros também discutiram sobre o conflito em Gaza e concordaram com a necessidade urgente para que Israel permita a entrada de mais ajuda em Gaza. O Ministro Cameron apresentou também o plano do Reino Unido para uma pausa imediata para permitir a entrada de ajuda e a saída dos reféns e, em seguida, avançar para um cessar-fogo permanente e sustentável, sem um regresso à destruição, aos combates e à perda de vidas.

Falaram ainda sobre a invasão ilegal da Rússia na Ucrânia, enfatizando o impacto humano devastador da guerra e a importância da perspectiva do Brasil no cenário mundial para a construção da paz. Os dois países continuarão a empenhar-se para alcançar esse objetivo.

Embaixada Britânica no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]