Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

12 de março de 2024

CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE MÓVEL, O MAIS NOVO ALIADO DA POLÍCIA MILITAR PARA REFORÇAR A SEGURANÇA NOS MEGAEVENTOS


A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro acaba de adquirir um grande reforço para fortalecer a segurança durante os megaeventos. Trata-se do novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), um conjunto de equipamentos de tecnologia de ponta instalado num caminhão adaptado com capacidade para transportar carga de 26,5 toneladas.

Com a presença do governador Cláudio Castro, o CICCM foi apresentado pelo secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires, na manhã desta segunda-feira (11/03) na área do estádio Célio de Barros, no Maracanã.


Resultado de um investimento de R$ 8,6 milhões, o CICM entrega ser enviado este ano em megaeventos sediados na capital do estado, como o show da cantora Madonna, em maio; o Rock in Rio, em setembro; uma conferência global do G20, em novembro; e o réveillon.

– Este caminhão é um avanço, uma extensão do Centro Integrado de Comando e Controle. A ideia é que ele e o CICC funcionem juntos, então tudo o que está acontecendo aqui está sendo refletido lá. Isso será fundamental para que as pessoas possam, com muita velocidade, garantir a segurança pública em grandes eventos e em situações complexas, como um fim de semana de praia lotado – afirmou o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Preparado para dar suporte logístico e operacional na área de segurança pública, o novo comando móvel receberá imagens em tempo real, transmitidas por drones, aeronaves tripuladas e câmeras instaladas em vias públicas.

O novo carro-comando é equipado com gerador de energia para garantir o funcionamento ininterrupto das atividades e instalações específicas para os operadores. O CICM disponibiliza uma série de equipamentos de tecnologia de última geração:

• 02 Drones de longo alcance, com câmera de zoom (com capacidade de aproximar o alvo em até 200 vezes) e câmera térmica
• 01 mastro telescópico para elevação de câmera
• 01 câmera térmica de longo alcance
• 06 câmeras de alta resolução
• 12 câmeras móveis com pórticos e rede de comunicação móvel

• 6 posições de operadores com dois monitores de 42 polegadas cada
• Sala de Crise com mesa de reunião para seis pessoas e tela interativa de toque
• Servidor de imagens para envio de vídeos das câmeras do caminhão ao CICC, permitindo a utilização de dispositivo de reconhecimento facial e de placas
• Gerador principal e backup para permitir funcionamento ininterrupto.
• Controle de acesso por reconhecimento facial.

– A aquisição desse novo equipamento faz parte do processo de reestruturação da nossa Corporação, que, com apoio integral do governo do estado, vem ampliando em larga escala o emprego de tecnologia na área de segurança – explicou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires.

O novo equipamento não vai aposentar os dois atuais carros-comando da Polícia Militar, adquiridos no início da década passada para operar nos grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Revitalizados e adaptados para abrigar as novas tecnologias, os veículos continuarão sendo empregados na Operação Verão, em apoio logístico ao policiamento de eventos esportivos e culturais, tanto na capital como no interior do estado.

Secretaria de Estado de Polícia Militar - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]