Aeronave foi desativada e será substituída pelo Legacy 500 ainda neste
ano.
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou a desativação gradual
das atuais aeronaves Bandeirante para renovação da frota, que é destinada à
inspeção em voo.
Ainda neste ano, a Embraer começa o cronograma de entrega dos novos
aviões-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB), os Legacy 500. O primeiro
Bandeirante a ser desativado pelo GEIV fez seu último voo na segunda-feira
(18/04), quando decolou do Aeroporto Santos Dumont com destino ao Parque de
Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), no Rio de Janeiro.
Encarregada da tarefa de inspeção em voo e radiomonitoragem, a aeronave
ficou 32 anos em operação e cumpriu mais de cinco mil horas de voo em diversas
missões. Para o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima
Pinheiro, a aeronave atendeu a todos os requisitos necessários enquanto esteve
em operação. “O Bandeirante desempenhou várias funções, como localizar e
identificar as fontes emissoras de interferências eletromagnéticas nas
frequências dos auxílios à navegação aérea, muitas vezes causadas pelas rádios
piratas, que operam sem autorização e que podem representar um risco para as
operações aéreas”, lembra.
Nova aeronave – Esse processo de desativação ocorre em paralelo à
chegada do jato Embraer Legacy 500. Ainda neste ano, o GEIV receberá o FAB
3601, primeira aeronave denominada IU-50, de fabricação nacional e equipada
para a atividade de inspeção em voo, que projetará internacionalmente a
indústria aeronáutica brasileira por ser a primeira no mundo a construir uma
aeronave-laboratório.
Segundo explica o Comandante do GEIV, as novas aeronaves-laboratório,
que vão substituir os atuais IC-95 Bandeirante, vão trazer diversos ganhos
operacionais às tripulações. O Legacy 500 vai ampliar a capacidade embarcada e
permitir que o Brasil realize, com autonomia, a homologação de procedimento de
aproximação nos aeroportos chamado de RNP-AR (do inglês “required navigation
performance”). O procedimento de aproximação faz parte do conceito de Navegação
Baseada em Performance (PBN).
“Outro aspecto importante que a aeronave vai trazer para o GEIV é o
ganho de consciência situacional para a tripulação, em função dos modernos
sistemas embarcados, mantendo o elevado nível de segurança de voo das operações
e diminuindo a carga de trabalho”, explica o Tenente-Coronel Pinheiro.
GEIV - A unidade é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos
de auxílio à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País,
garantindo a confiabilidade das informações utilizadas pela aviação civil e
militar.
DECEA
Agência Força Aérea
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