Unidade é responsável pela manutenção dos caças de
primeira linha da FAB e trabalhará com os Gripen NG.
O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo
(PAMA-SP) realizou nesta quinta-feira (19/05) uma cerimônia em celebração ao
aniversário da unidade que completará 75 anos no próximo domingo dia 22 de
maio. Localizado na zona norte da capital paulista, o parque é responsável pelo
apoio às aeronaves de alta performance da Força Aérea Brasileira, como os caças
F-5 e futuramente os Gripen NG, além dos projetos de asas rotativas. A
cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Interino,
Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro.
As homenagens marcaram a solenidade, como a entrega
do título honorífico de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” em
reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à instituição, da “Menção
Destaque Logístico” e da Medalha Militar por tempo de serviço prestado. Além
disso, o Suboficial da reserva Antranik Cassapian recebeu uma homenagem
especial em comemoração aos 60 anos de dedicação à FAB e ao PAMA-SP. Conheça a
história do militar nesta reportagem.
O Parque de Material provê a Força Aérea Brasileira
de apoio logístico na área de material aeronáutico programado pela Diretoria de
Material Aeronáutico e Bélico, a fim de mantê-la em treinamento eficiente na
situação de paz e preparada para cumprir sua missão constitucional com eficácia
quando mobilizada. “A grande gama de projetos sob a égide do Parque de Material
Aeronáutico de São Paulo comprova a elevada capacitação técnico-profissional
alcançada ao longo dessas sete décadas e meia, levando esta Organização a ser
eleita a responsável pelo suporte logístico da mais moderna aeronave de combate
adquirida pela Força Aérea Brasileira - o F-39 GRIPEN”, ressaltou o Diretor do
PAMA-SP, Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto da Fonseca Neubert.
História - O Parque de Material Aeronáutico de São
Paulo é uma das unidades mais antigas da Força Aérea Brasileira. Suas origens
remontam ao ano de 1918, quando foi criada no Campo de Marte a antiga Escola de
Aviação da Força Pública do Estado de São Paulo.
Em 1930, todo o acervo da escola foi transferido
para o Exército e o Campo de Marte transformou-se em base de apoio para muitas
linhas do antigo Correio Aéreo Militar. Em 1936, foi criado o Núcleo do 2º
Regimento de Aviação, do qual fazia parte uma subunidade denominada Parque
Regional, equipada com duas pequenas oficinas destinadas ao reparo de motores e
de aviões. E foi em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, que o
Parque Regional recebeu autonomia administrativa e passou a denominar-se Parque
de Aeronáutica de São Paulo.
A partir daí houve uma intensa construção de
hangares e edifícios destinados a transformar a unidade em um estabelecimento
industrial plenamente adequado às exigências de manutenção do equipamento aéreo
da FAB. Os projetos de engenharia foram elaborados com a colaboração da Base
Aérea de Wright-Patterson da Força Aérea dos Estados Unidos e dimensionados
para apoiar a manutenção de um significativo número de aeronaves do acervo da
FAB, a cada ano.
A aquisição da maquinaria, ferramental e testes foi
efetuada nos EUA, aproveitando facilidades criadas por acordos governamentais
com aquele país. Em 1952, as construções e instalações industriais estavam
concluídas, o pessoal treinado e o sistema de manutenção organizado. O PAMA foi
responsável pela manutenção do F-8, primeiro jato da FAB e do Mirage F-103,
primeira aeronave supersônica.
Ao longo das últimas décadas, continua o Parque
recebendo investimentos destinados à sua ampliação e modernização, o que tem
mantido a Organização apta a enfrentar os desafios tecnológicos que a aviação
moderna impõe permanentemente.
Agência Força Aérea
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