Guilherme
Henri
A
maior aeronave já construída pela Embraer, o KC-390, está na Base Aérea de
Campo Grande, onde faz uma série de testes como parte do seu processo de
certificação para ser entregue à Força Aérea Brasileira e posteriormente
colocada à venda. Até o momento, apenas dois modelos do cargueiro já foram
fabricados.
Segundo
informa a assessoria de comunicação da empresa, Campo Grande foi escolhida para
receber a aeronave por oferecer as condições adequadas para esta etapa de
testes. É a primeira vez que o cargueiro deixa a fábrica onde foi construída,
localizada em São José dos Campos (SP).
O
avião deve permanecer na Capital Morena cerca de um mês. Contudo, sua agenda de
testes começou no dia 3 de fevereiro do ano passado. A certificação do KC-390
está prevista para o segundo semestre de 2017, com as primeiras entregas no
primeiro semestre de 2018.
Nesta
quinta-feira (16), a Embraer informou que, por enquanto, não será permitida a
aproximação de civis à aeronave. Uma apresentação oficial está prevista para
ocorrer a partir da próxima semana, ainda sem data definida.
Ficha
Técnica – KC-390
Fabricante
- Embraer S.A.
Envergadura
- 35,05m
Comprimento
- 35,20m
Altura
- 11,84m
Velocidade
máxima de cruzeiro - 470 nós (870km/h)
Altitude
máxima - 36.000 pés (11.000 m)
Alcance
(c/ 23 toneladas de carga) - 1.380 milhas náuticas (2.556 km)
Transporte
tático – Ainda de acordo com as informações da Embraer, o KC-390 é uma aeronave
de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua
categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do
mercado. É capaz de operar em diversas missões, como transporte e lançamento de
cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios
florestais.
Ele
é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma de 870 quilômetros por
hora, com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas,
ou danificadas. Sua fuselagem é capaz de acomodar cargas de grandes dimensões,
com acesso por meio da rampa de carga.
A
aeronave ainda pode ser empregada como reabastecedora aérea, utilizando dois
tanques internos removíveis, e possui grande flexibilidade, podendo reabastecer
tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto
desempenho em elevadas altitudes e velocidades.
Em
maio de 2014, a Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram contrato para a
produção seriada do KC-390, que prevê a aquisição de 28 aeronaves. Além da
encomenda da Força Aérea Brasileira, existem intenções de compra de outros
países totalizando 32 aeronaves.
Campo
Grande News
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