A
Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig está realizando testes com Veículo
Aéreo Remotamente Pilotado – também conhecido como Veículo Aéreo Não Tripulado
(Vant) – que deverá ser utilizado no monitoramento e nas inspeções aéreas
preventivas das suas linhas de transmissão e de distribuição, assim como de
outros ativos da empresa. A tecnologia vem sendo desenvolvida pela Cemig em
parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), e conta com
recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De
acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização Maurício de Souza Abreu,
da Cemig, a futura utilização dessas aeronaves não tripuladas deverá contribuir
para a redução dos custos e dos riscos associados aos procedimentos de
monitoramento e inspeção aérea da empresa, além de contribuir para uma maior
eficiência operacional e confiabilidade no fornecimento de energia.
“Atualmente
as inspeções são realizadas com a utilização de helicópteros tripulados que
voam bem próximos às linhas. A utilização do Vant poderá contribuir, além da
redução dos custos e riscos, com a ampliação da inspeção aérea das linhas e com
a redução da periodicidade desse procedimento. Ainda poderá contribuir – caso
seja autorizado futuramente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – com
a realização de inspeções noturnas, o que é inviável atualmente com a
utilização dos helicópteros tripulados”, afirmou o engenheiro.
Sem
se restringir às inspeções para a detecção de problemas nas estruturas e cabos
das linhas de transmissão e distribuição, a Cemig deverá utilizar o Vant para
outros fins, como o monitoramento de possíveis invasões das faixas de servidão
e acompanhamento do crescimento de vegetação próximo às linhas, além da
visualização de erosões próximas às torres. Está prevista também a utilização
da aeronave no monitoramento das bordas dos reservatórios das usinas contra
invasões, no monitoramento das áreas ambientais da empresa e em diversas outras
aplicações já identificadas dentro da empresa.
A
entrada em operação do Vant depende de alguns ajustes finais nos testes – que
estão sendo realizados na área rural de Lagoa da Prata – e da entrada em vigor
da regulamentação para a utilização dessas aeronaves, que está em fase de
aprovação pela ANAC. Atualmente, apenas estão autorizadas a voar os Vants
utilizados para fins de pesquisa e desenvolvimento, que possuam o Certificado
de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC para cada aeronave
e somente voos até a linha visada.
Pioneirismo
A
Cemig foi a primeira empresa do setor elétrico a conseguir o CAVE para um Vant.
Os testes atendem às recomendações dos órgãos responsáveis pelo controle da
utilização dessas aeronaves. Além da autorização da ANAC, também foi necessária
a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para a
utilização dos rádios e também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
(DECEA), por meio do NOTAM (sigla em inglês para “Notice to Airmen”, ou aviso
aos aeronavegantes) emitido para a área de testes.
O
Vant
O
modelo Cemig/FITec que está sendo testado tem 3,8 metros de envergadura e 1,7
metro de comprimento. Foi construído utilizando diferentes materiais, como
fibra de vidro, fibra de carbono e aramida (fibra sintética conhecida pelo nome
comercial kevlar). A aeronave pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e
tem autonomia de voo de duas horas.
Companhia
Energética de Minas Gerais - CEMIG
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