O
sistema Targo será fabricado e fornecido pela empresa brasileira AEL Sistemas
(AEL), tendo sido, também, encomendado pelo Brasil para os caças Gripen NG da
Força Aérea Brasileira.
Os
pilotos equipados com o Targo serão capazes de localizar, rastrear, identificar
e combater melhor os alvos aéreos e terrestres, uma vez que o sistema
proporciona maior consciência situacional e melhores opções para ampliar a
capacidade de combate. Um visor integrado ao capacete exibe informações de voo,
tais como altitude e velocidade do ar, além de indicar alvos e fornecer dados
de rastreamento que ajudam o piloto.
“Ao
mirar o alvo com a cabeça, ao invés de usar toda a aeronave, consigo,
rapidamente, acoplar os sensores e mísseis no alvo e, assim, obter o máximo
desempenho do míssil. Isso torna possível o seu disparo logo após a detecção e
identificação do alvo, mantendo os olhos constantemente nele. O sistema também
é capaz de designar alvos para o piloto, levando-o a uma avaliação mais rápida
da situação tática”, explica Hans Einerth, piloto de ensaios em voo da Saab.
Os
sistemas HMD já estão em funcionamento com a atual frota de Gripen da Força
Aérea Sueca. Com o novo sistema HMD Targo para o Gripen E, os pilotos suecos do
Gripen irão dispor, dentre outros, de recursos de visualização e indicação
noturna.
A
AEL é fornecedora para o Gripen NG no Brasil e parceira no programa de
transferência de tecnologia, como parte do programa F-X2. Além de entregar o
sistema HMD, a AEL também fornecerá o Display Panorâmico Inteligente (WAD –
Wide Area Display) e o HUD (Head- Up Display) para o Gripen NG do Brasil.
SAAB
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