A definição de pontualidade da
OAG considera pousos e decolagens realizados no horário previsto ou com atraso
inferior a 15 minutos. Para este levantamento, foram considerados 54 milhões de
movimentos aéreos, realizados em todo mundo, em 2016. No ano de 2015, pela
primeira vez, a OAG abarcou estatísticas relativas à aviação latino-americana,
e revelou que, em termos de pontualidade, o Aeroporto de Congonhas e de
Guarulhos estavam em segundo e terceiro lugar na lista dos megahubs, isto é, os
aeroportos com o maior número de conexões.
No levantamento dos voos de 2016,
os terminais brasileiros são listados com base na quantidade de passageiros. No
ranking dos que receberam entre 10 e 20 milhões de passageiros, o Aeroporto
Internacional de Brasília aparece em quarto lugar (87,07%), Congonhas em sexto
lugar (85,40%) e o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em 12º
lugar (82,96%). Entre os aeroportos de médio porte (5 a 10 milhões de
passageiros) figuram, na quarta posição, o Aeroporto Internacional de Confins
(88,49%), em Belo Horizonte, e o Aeroporto Santos Dumont (83,72%), no Rio de
Janeiro.
Na lista dos menores terminais
incluídos no levantamento da OAG, com movimento anual entre 2,5 milhões e 5
milhões de passageiros, estão cinco brasileiros: aeroportos internacionais de
Curitiba (86,77%), Porto Alegre (85,91%), Recife (85,26%), Fortaleza (84,92%) e
Salvador (84,01%). Na lista das 20 companhias aéreas de todo o planeta que apresentaram
menos atrasos em 2016 aparece a Gol, em 13º lugar, com 84,63% de pontualidade.
Entre as empresas latino americanas, a Gol está em terceiro lugar, seguida pela
Avianca (82,30%).
Na avaliação do Chefe do
Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
(DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, a boa colocação dos
aeroportos brasileiros no ranking da OAG é fruto do trabalho integrado entre
diversos prestadores.
"Estes números mostram o
excelente resultado dos serviços de navegação aérea prestados pelo DECEA.
Porém, mais significativo é a sinergia entre todos os stakeholders que fazem
parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, destacando, ainda, o
trabalho conjunto de empresas aéreas, aeroportos, prestadores de serviços de
terra e todos demais envolvidos", avaliou.
O relatório completo da OAG está
disponível em http://info.oag.com/.
Assessoria de Comunicação Social
do DECEA
Reportagem: Tenente Glória
Galembeck - jornalista
Foto banner: Divulgação / GRU
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