Casa
C-295 foi adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e será implantada em 2017
Seis
militares da área de comunicações e eletrônica do Esquadrão Pelicano (2º/10º
GAV) estão, desde o início de janeiro (08/01), em Sevilha, na Espanha. Os
sargentos participam dos cursos de adaptação ao Casa C-295, aeronave
especializada em Busca e Salvamento, que foi adquirida pela Força Aérea
Brasileira (FAB), e será implantada em 2017. A capacitação tem duração de dois
meses e é oferecida pelo Internacional Trainning Centre (ITC), órgão
subordinado à Airbus Defense & Space.
Os
cursos têm o objetivo de orientar os militares sobre como operar os novos
sistemas SAR (do inglês, Search and Rescue) embarcados na aeronave. O Mission
Suport Center (MSC) é uma das novidades do C-295, que permite que todas as
informações, dados, áudios ou vídeos de uma missão de resgate, por exemplo,
sejam transmitidos, em tempo real, para uma sala do esquadrão.
No
início de março, a segunda turma composta por seis pilotos também desembarca em
Sevilha para realizar os cursos. A instrução prática e os voos ocorrem nas
últimas semanas de treinamento. Já a parte de manutenção dos sistemas acontece
em julho, no Brasil.
O
Sargento Ednei Jones do Carmo é um dos militares que deixou a esposa e o filho,
em Campo Grande (MS), para seguir para Sevilha nesta semana. Segundo ele, os
professores do curso são ex-militares da Força Aérea da Espanha ou
profissionais da Airbus. “Eles são altamente experientes na área de operação do
sistema de missão”, avalia. O militar relembra que, desde o início de 2015, foi
necessário passar por uma preparação para realizar a capacitação no exterior,
como o curso operacional de guerra eletrônica.
Sob
gerência da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o
Programa CL-X2 prevê a aquisição de duas aeronaves Casa C-295 que vão equipar o
Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), única unidade da FAB especializada em Busca e
Salvamento. A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em meados de
2017.
“É
uma satisfação muito grande a gente poder participar ativamente de uma
implementação que fará com que o Brasil aumente, ainda mais, a capacidade de
realizar as missões de busca e salvamento”, acrescenta o Sargento Pedro
Henrique de Castro Nunes, militar do Esquadrão Pelicano que também está na
cidade espanhola.
Pilotos
Um
grupo de seis pilotos do Esquadrão Pelicano também segue para a Espanha no
próximo dia 07 de fevereiro. A equipe fará um curso de um mês.
"Esse
curso, com término previsto para 07 de março, terá três módulos. O primeiro
abordará as diferenças entre a nova aeronave e a antiga. O segundo visa à
familiarização com os sistemas embarcados. Já o último, e talvez o mais
importante, é relativa à integração e coordenação durante o voo com o restante
da tripulação", afirma o Tenente Aviador André Villela Gaspar, um dos
pilotos do Esquadrão Pelicano. "A chegada dessa aeronave constitui um
ganho muito grande, proporcionando uma eficiência ainda maior nas missões de
busca e salvamento", complementa o Tenente Villela.
Ensaios
em voo
No
final de 2016, entre os dias 05 e 09 de dezembro, a FAB participou de uma fase
de ensaios no solo e em voo com a aeronave. Os testes foram realizados nas
instalações da Airbus Defense & Space, na cidade de Sevilha, na Espanha.
Todos os voos de certificação contaram com uma tripulação mista, sendo um
piloto do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e um piloto da Airbus, além
do gerente técnico do projeto na FAB e de representantes técnicos das diversas
áreas de engenharia da empresa.
Os
ensaios avaliaram o sistema de navegação da aeronave. Foram realizados
deslocamentos para a realização de aproximações IFR (regras de voo por
instrumento) em aeródromos onde pudesse ser comprovado o cumprimento dos
requisitos contratados.
“Voltamos
para casa com a sensação de missão cumprida, tendo a certeza de que a FAB irá
receber o produto conforme os requisitos contratados. O CL-X2 multiplicará a
capacidade operacional da FAB, contribuindo sobremaneira para a missão de Busca
e Resgate”, ressaltou o Major Alisson Henrique Vieira, do IPEV.
Agência
Força Aérea
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