Os
testes de táxi de baixa velocidade com o Gripen E começaram no local de
produção da Saab em Linköping no final do ano passado, e, segundo Ahlqvist, a
empresa está atualmente validando seu software em preparação para o primeiro
voo. A aeronave 39-8 está atualmente em teste de solo, enquanto o segundo de
seus eventuais três protótipos entrou na montagem final.
O
executivo observa que a decisão da Saab de usar uma arquitetura de software
tipo aplicativo no Gripen E já está provando ser bem-sucedida. “Vemos que
correções para o software que precisamos fazer ocorrem muito rapidamente”, diz
ele. “Podemos fazer uma mudança e, em seguida, introduzir uma nova carga de
software na aeronave dentro de dias – algo que anteriormente poderia levar
semanas ou mesmo meses. Isso nos dá confiança de que o programa vai cumprir o
seu calendário e etapas”.
ESFORÇOS
DE VENDA
Richard
Smith, diretor de marketing e vendas da Gripen, diz que a Saab está
concentrando esforços para aumentar o número de clientes para o tipo, tanto em
suas versões C/D como E/F. As discussões prosseguem com Botswana e a Eslováquia
sobre os seus potenciais planos de aquisição, e a empresa acaba de apresentar a
sua resposta a um pedido de propostas búlgaro. Ele também forneceu informações
preliminares para a Índia, ligadas a uma possível compra de 150 caças com um
único motor, e está analisando um pedido da Marinha indiana para o modelo
proposto do Gripen naval baseado em porta-aviões.
“O
mercado parece otimista”, diz Smith. “Nós realmente precisamos trazer tantas
perspectivas quanto possível, para fechar nossa meta, que é um contrato a cada
ano.” A empresa atualmente não tem encomendas para a variante C/D, mas já disse
que poderia entregar exemplares dentro 18 meses após a celebração de um
contrato de produção. Referindo-se também às oportunidades potenciais para o
Gripen na Bélgica, Canadá, Colômbia, Finlândia, Indonésia, Malásia e Suíça,
Smith diz: “Estamos em uma posição muito boa agora, tendo ambas as
plataformas”.
Enquanto
isso, a Saab começou a atualizar os Gripen C/D da República Tcheca com o mais
recente software padrão MS20, que entrou em operação na Suécia no ano passado.
A Hungria também contratou a empresa para fazer a mesma modificação em sua
frota, e Ahlqvist diz que também está em diálogo com a África do Sul e a
Tailândia sobre uma atualização semelhante.
Indústria
de Defesa & Segurança
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