“Grandes
avanços estão ocorrendo no programa Gripen para o Brasil. A primeira aeronave
para a Força Aérea Brasileira está em produção na fábrica da Saab, em Linköping
(Suécia)”, disse Mikael Franzén, chefe da unidade de negócios Gripen Brasil na
Saab.
“Além
disso, engenheiros brasileiros estão participando do desenvolvimento e da
integração dos sistemas do caça. Vemos uma excelente interação entre
brasileiros e suecos, e muito entusiasmo por parte dos brasileiros que fazem
parte do programa Gripen”, complementou.
A
versão biposto do caça Gripen NG está sendo desenvolvida no Centro de Projetos
e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network),
inaugurado em novembro de 2016, na planta da Embraer em Gavião Peixoto,
interior de São Paulo. O local, projetado para ser o centro de desenvolvimento
tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e
instituições brasileiras parceiras, já conta com 56 engenheiros trabalhando em
suas instalações – 40 brasileiros e 16 suecos.
“A
transferência de tecnologia continua avançando, a fim de garantir que as
empresas brasileiras adquiram todo o conhecimento relacionado à produção e
manutenção do caça”, explicou Franzén.
A
Saab também confirmou que a fábrica de aeroestruturas do Gripen será instalada
na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Nomeada Saab
Aeronáutica Montagens (SAM), a fábrica irá gerenciar a cadeia de suprimentos e
produzir partes estruturais da aeronave, como as asas e as fuselagens traseira
e dianteira do caça.
Novas
cooperações
A
Saab anunciou dois novos acordos para o programa Gripen NG, com a empresa Atmos
Sistemas e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que
irão trabalhar no programa Gripen para o Brasil, assim como Embraer, Akaer, AEL
Sistemas, Atech e Inbra.
Atmos
Sistemas
A Atmos Sistemas aumentará as capacidades de manutenção de componentes para os sistemas de sensores do Gripen, como equipamentos de radar e de guerra eletrônica. A empresa também será responsável pela manutenção de componentes para esses sistemas no país. Isso ajudará a garantir uma solução de manutenção eficiente em termos de custo para a plataforma Gripen, além de uma excelente disponibilidade para o sistema de armas completo.
DCTA
O
DCTA estabelecerá a captura de requisitos para a fase inicial, a serem
utilizados no desenvolvimento de futuros sistemas complexos de caças. São seis
programas de cooperação de Pesquisa e Tecnologia junto aos institutos do DCTA,
desde design de aeronaves até engenharia aeroespacial.
Programa
de transferência de tecnologia
O
envolvimento antecipado do Brasil no projeto e desenvolvimento do Gripen NG
garante à Força Aérea Brasileira e à indústria do país acesso a todos os níveis
de tecnologia, atuais e futuros. O programa de transferência de tecnologia para
o Brasil teve início em outubro de 2015 e se desenvolverá ao longo de cerca de
dez anos.
Atualmente,
cerca de 150 engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos
teóricos e práticos na fábrica da Saab, na Suécia. Mais de 30 profissionais já
retornaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no GDDN. Mais de 350
brasileiros irão participar no programa de transferência de tecnologia. Serão
mais de 60 projetos, com duração de até 24 meses.
SAAB
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