Conhecido como PAK FA, o Su-57 tem novo motor cujas caraterísticas
técnicas superam as de análogos norte-americanos.
O protótipo do avião de combate russo conhecido como PAK FA (T-50) foi
batizado de Su-57 após sua nova fuselagem passar nos testes.
Segundo seus criadores, o armamento e os motores do caça ainda serão
testados antes de se iniciar a produção em série.
O 9° protótipo do PAK FA recebeu motor Izdelie-30, de quinta geração,
versão modernizada do motor Al-31 do Su-27, que será testado no final do ano.
Com o novo motor o Su-57 poderá manter velocidade de cruzeiro supersônica,
ou seja, voar a 2 mil km/h.
Os novos materiais compósitos da fuselagem também melhorarão as
habilidades furtivas do caça, dificultando a detecção por radares de possíveis
inimigos.
Mas os primeiros oito Su-57 "provavelmente terão motores velhos",
segundo o editor-chefe da revista Arsenal Otêtchestva, Víktor Muralhôvski.
Segundo ele, é pouco provável que os produtores consigam finalizar os
testes dos novos motores de quinta geração até 2019 ou 2020.
Segunda fase de testes
Ao contrário dos protótipos anteriores, o 9° protótipo do Su-57 está
equipado com um conjunto completo de equipamentos radioelétricos que serão
instalados na versão final do caça.
Segundo Murakhôvski, os sistemas evitarão quase todos os sistemas de
defesa antiaérea.
Os primeiros testes do Su-57 demonstraram habilidades impressionantes de
controle ao viajar a velocidades subsônicas e supersônicas.
A produção em massa começará após a conclusão da segunda fase de testes,
entre eles, os dos armamentos do avião, segundo o presidente da United Aircraft
Corporation, Iúri Sliúsar.
Ele afirma que as Forças Aeroespaciais russas receberão as 12 primeiras
aeronaves Su-57 já em 2019.
Concorrentes
Os principais concorrentes do Su-57 são o F-22 Raptor e o F-35 Lightning,
ambos produzidos pelos Estados Unidos.
Mas o Su-57 será consideravelmente mais barato que seus homólogos
norte-americanos, de acordo com o professor da Academia das Ciências Militares
da Rússia, Vadim Koziúlin.
“O caça de quinta geração russo começará a ser produzido em massa muito
depois do F-22 Raptor americano, que já está em serviço nas Forças Aéreas dos
EUA há seis anos”, diz.
Mas, segundo ele, o atraso não é ruim para os militares russos, que
ganham mais tempo para avaliar outros aviões de combate de quinta geração antes
de finalizar sua própria aeronave.
Gazeta Russa
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