Ocorreu nesta quinta-feira (03/08) a incorporação da nova aeronave de
Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB). O novo avião FAB 6550,
conhecido como SC-105 SAR, sigla do inglês Search and Rescue, será operado pelo
Esquadrão Pelicano (2º/10º Grupo de Aviação), sediado na Ala 5, em Campo Grande
(MS), de onde poderá deslocar para qualquer parte do território nacional.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro
do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que realizou o batismo da aeronave. O momento
contou com a presença de Oficiais-Generais da FAB. O Tenente-Brigadeiro do Ar
Antonio Carlos Egito do Amaral, Comandante do Comando de Preparo (COMPREP),
destacou o dia como um marco para a FAB. “Hoje somos testemunhas de um momento
histórico para a Força Aérea. Este esforço é resultado de uma incontestável
dedicação e profissionalismo incansável, trabalho de homens e mulheres do
Esquadrão Pelicano”, ressaltou.
O Chefe de Operações do 2º/10º GAV, Major Aviador Leonardo Machado
Guimarães, conduziu a missão de chegada da aeronave à Ala 5. “Com este avião,
nós vamos estender as nossas operações e vamos ter capacidade de prestar um
serviço melhor ao Brasil e à Força Aérea”, completou.
A nova aeronave traz tecnologias que exigiram treinamento prévio da
tripulação. O Sargento Edinei Jones do Carmo é operador do Sistema de Missão e
conta que a capacitação começou em 2014, incluindo aprendizado de línguas
estrangeiras. “Fizemos vários cursos com aeronaves similares e também de inglês
e espanhol. Após várias capacitações, compilamos todas as informações
necessárias para operar a nova aeronave em um curso específico, no início deste
ano, na Espanha”, explica.
Com um sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro
infra-vermelho, o novo avião permitirá realizar buscar pelo calor, podendo
detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no
mar. “Isto vai ampliar muito a capacidade de ver o objeto da busca. Com todos
estes sistemas associados temos a expectativa que diminua bastante o tempo de
busca de uma aeronave”, relata o Tenente-Coronel Jorge Marcelo Martins da
Silva, Comandante do Esquadrão Pelicano.
O Tenente Aviador André Villela Gaspar é um dos pilotos da nova aeronave
e fala dos próximos passos. “Agora a expectativa é desenvolver a doutrina,
estabelecer os parâmetros para saber como funcionam os sensores nos ambientes
brasileiros, como no Pantanal, na Amazônia, na Caatinga, para, então, conseguirmos
melhorar a eficiência do Serviço de Busca e Salvamento Brasileiro”, observou.
Agência Força Aérea, por Aspirante Cristiane
Fotos: Cabo Feitosa (CECOMSAER)
As características do SC-105 Amazonas SAR estão detalhadas na edição de
junho/2017 da Revista Aerovisão.
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