Dezoito deputados federais e um senador estiveram na fábrica da Embraer
em Gavião Peixoto (SP) nesta quinta-feira (14/09), onde está sendo desenvolvido
e fabricado o futuro avião de transporte da Força Aérea Brasileira, o KC-390.
Os parlamentares conheceram detalhes do projeto, visitaram a linha de montagem
e debateram sobre questões orçamentárias.
Segundo o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais
do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Maurício Augusto
Silveira de Medeiros, o objetivo é que os parlamentares, responsáveis por
definir o destino da nação e a forma como os recursos orçamentários serão
investidos no país, possam conhecer a complexidade e importância do projeto.
"Dá orgulho de ser brasileiro ao ver um produto como o KC-390",
disse.
Durante uma apresentação feita aos parlamentares, alguns dados foram
apresentados: o avião, mesmo como protótipo, já apresenta 98% de
disponibilidade; deverá render royalties ao Brasil por unidade vendida e, até o
momento, 94,5% do desenvolvimento do KC-390 foi concluído.
Segundo o Chefe da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
(COPAC), Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, existe uma janela de
oportunidade para comercialização do KC-390, que está aberta nesse momento. Ou
seja, muitos países estão precisando atualizar suas aeronaves militares nesse
segmento e, portanto, o cronograma do KC-390 precisa ser mantido. Atrasos
significariam a perda desse filão de mercado. Ele atenta para o fato de que o
projeto já teve um atraso de dois anos em relação às previsões iniciais por
questões orçamentárias e reafirma que o País não pode perder essa oportunidade.
"O projeto não pode ser somente da Força Aérea ou de governo. Precisa ser
um programa de Estado", disse o Brigadeiro Bonotto.
Os parlamentares reforçaram seu compromisso com o desenvolvimento do
avião. Segundo o Deputado Édio Lopes (PR/RR), a visita foi importante para
conhecer a grandiosidade do projeto KC-390, que coloca o Brasil em posição de
respeito frente a outras nações. Ele afirma que boa parte dos congressistas não
conhece o trabalho das Forças Armadas e ainda há a ideia de que orçamento para
a área de Defesa é gasto e não investimento. "Como cidadão, fico muito
orgulhoso de ver um projeto como esse sendo desenvolvido em nosso País. Como
parlamentar, sinto-me responsável por ajudar a conseguir os recursos
necessários à sua finalização".
Já o Deputado Celso Pansera (PMDB/RJ), que já conhecia o KC-390, disse
estar satisfeito em verificar que o projeto está progredindo e que é fruto da
capacidade tecnológica da engenharia brasileira. Também destacou a parceria
entre o Estado e iniciativa privada, como acontece entre a Força Aérea
Brasileira e a Embraer, quebrando paradigmas empresariais em prol do País. "Agora
que sabemos que o projeto é viável e tem futuro, não podemos engessá-lo do
ponto de vista orçamentário", disse.
Para o representante do Senado Federal, Senador Airton Sandoval
(PMDB/SP), o projeto KC-390 é uma grande conquista do País. Afirma que esse é o
momento oportuno para comercialização da aeronave e, portanto, deve ser
aproveitado. "Se houver alguma dificuldade, estamos aqui para ajudar a
saná-la", disse o parlamentar.
Cronograma: Atualmente, existem dois protótipos do KC-390 cumprindo agenda
de ensaios em voo para desenvolvimento e certificação. Um deles está na Ala 5,
em Campo Grande (MS), realizando campanha de lançamento de paraquedistas.
Para este ano, ainda estão previstos testes em que o KC-390 funcionará
como "tanker" (transferindo combustível para caças A-1 e F-5) e como
"receiver" (ele receberá combustível).
A primeira aeronave de série já está em linha de montagem.
Agência Força Aérea
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