A parceria também inclui transferência de tecnologia para o Brasil.
Parte dos aviões está sendo desenvolvida em conjunto com a brasileira Embraer.
A previsão é de que sejam construídos no Brasil oito caças monopostos (com um
assento), e sete caças bipostos (com dois assentos). A Embraer já participa
ativamente do projeto de transferência de tecnologia,que foi iniciado há cerca
de um ano com a ida de mais de cem engenheiros brasileiros à Suécia.
Durante a visita, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima,
pediu detalhes sobre a fábrica de aeroestruturas que a empresa sueca pretende
instalar em São Bernardo do Canpo, região metropolitana de São Paulo. Segundo a
SAAB, a fábrica brasileira deve começa a funcionar em 2019, após a seleção da
propriedade e preparação da infraestrutura do local.
“Precisamos lembrar que a tecnologia é um dos grandes motores do
desenvolvimento industrial e projetos desta natureza ajudam a desenvolver o
setor aeronáutico como um todo, inclusive, empresas de menor porte podem vir a
participar da cadeia de fornecimento global de componentes”, avalia o
secretário-executivo do MDIC.
Cooperação aeronáutica
A cooperação já teve início em solo brasileiro. O principal marco no
processo de transferência de tecnologia do projeto Gripen NG entre Brasil e
Suécia foi a inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, em
novembro de 2016, na planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Com
quase 4mil m² de área construída, o espaço abrigará os equipamentos de testes
para o desenvolvimento do Gripen, dentre os quais o simulador de voo que
verifica a funcionalidade dos sistemas.
Trata-se do primeiro da lista de 60 projetos de offset (compensações de
natureza industrial, tecnológica ou comercial). Quando estiver em pleno
funcionamento, o Centro de Projetos deve abrigar em torno de 300 engenheiros e
técnicos. Até 2024, 350 profissionais participarão de cursos e treinamentos.
Eles são peças-chave para que o país crie competências e capacidades técnicas
para, ao final do programa, dominar todo o conhecimento crítico necessário para
o desenvolvimento de aviões de caça.
Comex do Brasil
(*) Com informações do MDIC
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