Porto
Alegre, 9 de maio de 2018 – A AEL Sistemas anuncia a entrega à Saab do modelo C
do display panorâmico Wide Area Display (WAD) do Gripen E/F brasileiro, um
equipamento com tecnologia de última geração que cumpre os requisitos do
programa F-X2 da Força Aérea Brasileira com a Saab.
O
modelo C é o resultado da terceira etapa do desenvolvimento do WAD e sua
entrega dentro do cronograma reforça o compromisso da AEL com o programa
Gripen. Trata-se de um protótipo com mecânica, hardware e software que será
usado no desenvolvimento e ensaios de qualificação do equipamento para futuro
uso da aeronave em voo. A conclusão desta atividade permitirá à Saab dar
continuidade ao cronograma de desenvolvimento, bem como a integração com os
demais sistemas da aeronave, resultando no voo do primeiro Gripen brasileiro.
Desde
a entrega do modelo B, no segundo semestre de 2017, destacam-se as seguintes
evoluções e melhorias no modelo C: desenvolvimento de uma nova placa gráfica
para aumentar a capacidade de processamento e o desempenho na apresentação de
imagens; realização de testes de qualificação ambiental requeridos para o voo,
como ensaios de vibração (shaker) e de temperatura (burn-in); consolidação da
configuração final de hardware; ampliação da maturidade e confiabilidade do
sistema; e a agregação de diversas funcionalidades de software.
"A
entrega do modelo C representa o comprometimento da AEL com a absorção de
tecnologia no desenvolvimento do WAD para a próxima geração de caças
brasileiros. Entregamos o protótipo dentro do cronograma previsto,
possibilitando a continuidade das atividades dos engenheiros da Saab rumo à
integração final da aeronave”, afirma Sergio Horta, presidente da AEL Sistemas.
“É importante ressaltar que essa entrega é fruto da cooperação contínua e
promissora entre a AEL e a Saab”, complementa.
O
WAD é um sistema inteligente com tela panorâmica (19 x 8 polegadas) de alta
resolução, que permite exibir uma imagem contínua e redundante em toda a sua
extensão, e é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen
ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e
missão na cabine de piloto.
A
AEL no programa Gripen
Em
fevereiro de 2015, a Saab anunciou a seleção da AEL como nova fornecedora no
Brasil. Saab e AEL também assinaram um contrato de transferência de tecnologia.
A empresa foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up
Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen
brasileiro como parte do contrato F-X2.
O
programa de desenvolvimento do WAD começou em janeiro de 2015. O novo programa
de sistemas aviônicos para a aeronave está planejado para ser executado ao
longo de cinco anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de
produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS), na sede da AEL. A
integração do WAD com a aeronave será feita pela Saab e pela Embraer, com o
suporte da AEL.
Em
2 de setembro de 2015, a AEL entregou à Saab, também dentro do cronograma, os
primeiros protótipos "Modelo A" das unidades do WAD para o Gripen
brasileiro. Em maio de 2016, a AEL anunciou a entrega, com sucesso, da
aplicação de Interface Homem-Máquina (Human-Machine Interface – HMI) para o
WAD, uma versão preliminar de software que demonstra os conceitos de HMI da
Saab para o futuro WAD. Em 2017, mantendo o cronograma de desenvolvimento da
Saab, a AEL entregou o modelo B e, agora, realiza a entrega do modelo C.
Como
parte do programa WAD, está em curso uma intensa transferência de tecnologia
para a AEL, permitindo à empresa gaúcha desenvolver competências anteriormente
inexistentes e colocando-a na vanguarda da tecnologia em displays panorâmicos.
Um escopo adicional tem ocorrido no desenvolvimento da interface Homem-Máquina
(HMI) para os avançados caças, juntamente com a capacidade de realizar
manutenção de aviônicos.
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