Reino Unido
Foi construído em meados dos anos 90 pela Kvaerner Govan e completado
pela VSEL em Barrow-in-Furness. Foi comissionado em setembro de 1998 e operava
a partir do porto de HMNB Devonport, em Plymouth.
No seu histórico de serviço, consta ações humanitárias no Kosovo e na
América Central. No ano 2000, participou da Operação Palliser, a intervenção
britânica na Guerra Civil de Serra Leoa. Logo em seguida, foi para o Oriente
Médio, no grupo de combate do HMS Illustrious e viu serviço na Guerra do Iraque
(Operação Telic). Em 2009, foi deslocado para a Ásia, sendo que no ano
seguinte, prestou ajuda humanitária durante as erupções do Eyjafjallajökull. Em
2011, por sua vez, participou da Operação Unified Protector, durante a
intervenção militar na Guerra Civil Líbia. No ano seguinte, retornou para a
Inglaterra e passou por reformas e posteriormente participou de exercícios
navais com nações aliadas.
O comando da marinha britânica tinha anunciado a aposentadoria do navio para 2018, sem um substituto imediato. Em 27 de março desse ano, foi retirado formalmente do serviço ativo pelos britânicos.
Brasil
Em 2017, o Brasil anunciou intenções de comprar a embarcação. O Reino
Unido colocou o preço do navio em £ 80,3 milhões de libras (ou US$ 105,8
milhões de dólares), oferta que o governo brasileiro chamou de
"conveniente". No mesmo mês, a Turquia também havia demostrado
interesse.
Em dezembro de 2017, o Ministério da Defesa do Brasil entrou em
negociações formais para comprar o HMS Ocean por R$ 350 milhões de reais, com o
intuito de substituir o aposentado NAe São Paulo (A12). Ainda em dezembro, o
governo brasileiro acertou oficialmente a compra da embarcação por £84 milhões
de libras (ou R$ 359,5 milhões). O HMS Ocean foi descomissionado da Royal Navy
em março de 2018 e é esperado que seja oficialmente comissionado à Marinha do
Brasil até 2020.
Após muito se especular o nome, a Marinha do Brasil decidiu chamar o
navio de Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, conforme publicação
no Diário Oficial da União.
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