O
helicóptero N-4004, aeronave PI (Instalação de Prova) do atual projeto de
modernização, tem estimativa de envio para o Brasil em setembro de 2018.
O
“Super Lynx” Mk21B é equipado com dois motores CTS800-4N, empregados nos
helicópteros “Super Lynx” 300 e AW159 “Wildcat” da Marinha Real britânica.
Devido aos diversos aperfeiçoamentos introduzidos, esses motores propiciam às
aeronaves grande melhoria de desempenho, especialmente em ambientes quentes,
aumentando a carga útil da aeronave e permitindo o cumprimento de sua missão de
forma mais eficiente.
Um
novo painel digital (glass cockpit) será complementado por aviônica avançada
que inclui um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite,
sistema de prevenção de colisão de tráfego (TCAS), sistema de identificação
automática (AIS), receptor de alarme de radar (RWR)/medidas de apoio à guerra
eletrônica (MAGE) integradas com dispensadores de contramedidas (Chaff/Flare),
cockpit compatível com óculos de visão noturna (NVG) e um novo guincho elétrico
de resgate.
Fruto
de seus novos recursos, essas aeronaves, ao voltarem a operar com os navios
escoltas, ampliarão em muito a capacidade de a Esquadra conduzir operações de
esclarecimento, de interdição marítima e ações contra ameaças de superfície e
de submarinos, além de apoiar operações de socorro e outras ações humanitárias,
ao longo de toda a “Amazônia Azul” e em qualquer outra área onde seja
necessária a atuação da MB.
Marinha do Brasil
Marinha do Brasil
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