Entre eles, o mais comum é ouvir histórias de que, quando crianças, pediam para que seus pais os levassem ao aeroporto para que pudessem ver aviões pousando e decolando. Hoje são eles quem pilotam os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e são responsáveis por cuidar dos céus do país. Esses mesmos pilotos são os responsáveis por compartilhar todo o conhecimento sobre a operação do Gripen com os colegas que ficaram no Brasil enquanto eles eram treinados na Suécia entre 2014 e 2016.
A operacionalização do Gripen no Brasil é aguardada por todos. "Toda a FAB está esperando com bastante ansiedade o momento em que o primeiro Gripen vai tocar o solo brasileiro e o primeiro avião vai ser montado no Brasil", comenta o brigadeiro do ar Márcio Bruno Bonotto, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac). O tenente-coronel Renato Leal Leite, presidente do Grupo Fox – nome da equipe de seis pilotos de caça dedicada à gerência operacional do projeto – também menciona o desejo dos pilotos. "Há uma ansiedade e uma intensidade de vibração como há muito não se via. Hoje temos um grupo dedicado a estudar essa aeronave, que nos faz muitos questionamentos. Os pilotos sabem que terão a oportunidade de operar um equipamento moderno que vai cumprir muito bem a sua missão", explica o tenente-coronel Leal Leite. "A FAB está se reestruturando e capacitando o esquadrão para operar o Gripen", finaliza.
Quem voou não esquece mais. "Voar o Gripen foi desafiador, gratificante e um coroamento operacional", afirma o major Gustavo Pascotto, piloto que esteve na Suécia para passar pelo treinamento na Saab e na Força Aérea Sueca para operar o caça Gripen, que está sendo desenvolvido em parceria com o Brasil.
Outro piloto que ainda está com o brilho nos olhos é o major Ramon Fórneas, que descreveu ser "fantástico pilotar o Gripen", por se tratar de um caça inteligente, que "pensa" pelo piloto. "Foi um misto de satisfação pessoal e profissional. É uma responsabilidade muito grande também porque representamos o Brasil e a Força Aérea Brasileira em terra estrangeira", comenta com orgulho o major Fórneas.
Os majores Fórneas e Pascotto foram os pilotos selecionados pela FAB para participarem dos treinamentos na Suécia e se responsabilizarem por transferir o conhecimento para os demais pilotos brasileiros. Eles puderam conhecer de perto toda a performance do Gripen e experimentaram em voos simulados e reais como a aeronave atua na interceptação de um alvo, em operações de comando e controle, como se dá a combinação e a fusão dos dados para a pilotagem e a tomada de decisão durante o voo. Para muitos pilotos, pilotar o Gripen é o que mais desejam. O caça é considerado altamente eficaz. Além disso, trata-se de uma plataforma de baixo custo de operação se comparada com outros modelos.
Os pilotos já alteraram alguns exercícios e táticas de atuação, deixando cada vez mais clara a verdadeira mudança que a chegada do Gripen vai provocar na carreira deles e na vida da FAB. "Isso tudo é muito grande e muito bom porque é capaz de motivar os alunos e os cadetes que, no futuro, poderão pilotar o Gripen", finaliza o major Pascotto.
SAAB
Matéria de 27 julho 2018
Será que na linha de montagem brasileira poderia ser colocado algumas tecnologia a mas , tipo vetorar o empuxo ,mas 2 pontos duros ,um motor a mas embutir armamentos ,etc
ResponderExcluirQuinquilharias suecas aviões que tem um hardware complexo e só é econômico, o famoso "mil" dos caças
ResponderExcluirMuito difícil agradar gregos e troianos. Parabéns a todos que estão nesse projeto.
ResponderExcluirNão e o mil dos caças a força aeria está desenvolvendo com um empresa um aviônica e software próprio para os aviões militar são poucos países no mundo que tem está tecnologia própria
ResponderExcluirMuito importante o Brasil focar na transferência de tecnologia e no desenvolvimento de novos projetos. Precisamos desenvolver nossos próprios caças e mísseis balísticos o mais rápido possível.
ResponderExcluirBom mesmo era o 14 bis.... Ali sim era um negócio louco de pilotar..
ResponderExcluirKkkkkkkkk
ExcluirE pensar que a escolha deste equipamento foi feita em um governo do PT que vive esculachado como corrupto pelo Bozo e seus asseclas. E ainda tem a transferência de tecnologia, A produção no Brasil e etc. Parabéns ao PT.
ResponderExcluirO PT queria comprar os caças franceses Rafale, que o Lula Resolveu sem a analise tecnica da nossa Força Aérea e sem fazer licitacao. Além de tudo a França não passaria tecnologia para o Brasil. Com certeza só interessaria ao Luladrao. FORA PT.
ResponderExcluirA inclusão dos caças gripen na fab é um grande avanço, sem dúvidas uma ótima escolha, parabéns toda equipe.Que DEUS abençoe nosso maravilhoso país.
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