Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 6 de janeiro de 2019

Brigadeiro Bermudez assume o comando da Força Aérea Brasileira


Brasília, 04/01/2019 - O brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez assumiu o Comando da Força Aérea Brasileira na manhã desta sexta-feira (4). Ele substitui o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, que estava à frente da Aeronáutica desde janeiro de 2015. A cerimônia ocorreu na Ala 1 (Base Aérea) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e demais autoridades civis e militares.

Na solenidade, o brigadeiro Rossato que soma 50 anos de serviço militar prestado à FAB, afirmou que a instituição passa a ser uma feliz lembrança. "Tenho a certeza que as gerações mais jovens, treinadas e capazes, saberão conduzir com maestria os destinos da Força Aérea Brasileira. Confiem, apoiem a FAB, confiem e apoiem as instituições militares", destacou. O brigadeiro desejou ao novo comandante da Força e aos subordinados a ele que continuem atuando para mostrar ao povo a amplitude da missão da FAB.

Durante a cerimônia, o brigadeiro Rossato recebeu uma homenagem e a insígnia de comandante da Aeronáutica, como símbolo de dever cumprido. Em seu discurso, o brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez destacou que ao ser o novo comandante da FAB, considera-se desafiado, porém à vontade. "Por ver, na minha Ala, homens e mulheres, que atuando nos mais diversos setores, voando e fazendo voar. Que portam todas as qualidades habilitadoras para o exercício das demandas operacionais e administrativas inerentes ao cenário dinâmico que vivenciamos na FAB e no Brasil", apontou.

Na ocasião, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ressaltou que o grande marco de comando do brigadeiro Rossato foi a reestruturação da FAB, que trouxe resultados importantes à instituição, como a otimização de recursos humanos e financeiros, além de mais eficiência à administração. “Outro aspecto relacionado a isso foi a adequação doutrinária. Mais uma vez alinhada com o Ministério da Defesa, a FAB passou a planejar exercícios operacionais que atendessem mais plenamente ao critério da integração. O maior e mais recente exemplo, foi o exercício Cruzeiro do Sul, conhecido como Cruzex”, comentou.

O ministro Fernando Azevedo ainda destacou a consolidação do conceito da Dimensão 22, pois, segundo ele, a sociedade brasileira pôde “compreender melhor a responsabilidade da FAB sobre 22 milhões de quilômetros quadrados, controlando, defendendo e integrando o país de dimensões continental”. A cerimônia foi encerrada com o desfile militar

Novo comando

Natural de Santo Ângelo (RS), o brigadeiro Bermudez, 62 anos, ingressou na Força Aérea Brasileira em fevereiro de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2014.

Ao longo dos 43 anos de carreira dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, dentre elas o Esquadrão Adelphi (1º/16º Grupo de Aviação) - unidade que tem a sua história recente ligada ao projeto A-1, no qual o Brasil desenvolveu uma aeronave de caça em parceria com a Itália. Também foi comandante da Base Aérea de Brasília, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), comandante da Terceira Força Aérea – responsável pelo gerenciamento das unidades de caça e reconhecimento da FAB, diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, adido de defesa e aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França e na Bélgica, comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (Comar VI), chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas e chefe da Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Ao ser designado para o cargo de comandante da Aeronáutica, estava à frente do Comando-Geral do Pessoal.

O oficial-general é oriundo da aviação de caça e possui 4 mil horas de voo em 17 diferentes modelos de aeronaves, entre elas F-103, A-1, R-99, E-99, R-35 e A-29.

Ministério da Defesa
Por Júlia Campos
Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]