Redação Journal of Wonder
“Vocês não sabem fazer avião militar.” Foi o que Ozires Silva, fundador da Embraer, escutou quando deu a ideia de desenvolver o Tucano, conhecido também como EMB 312. O primeiro voo dessa aeronave aconteceu em 1980, passando a ser exportada para forças armadas internacionais três anos depois.
Como o Tucano passou pelas normas britânicas
Para estar de acordo com as normas britânicas, o Tucano teve seu canopi e motor modificados. Após as mudanças, foi fornecido como modelo para a empresa aeronáutica Short Brothers em 1986, com o qual construíram 160 aeronaves licenciadas, sendo 130 para a RAF. O avião, então, passou por experimentos em 1988 na RAF de Scampton, e depois de um ano começou a fazer parte do treinamento de pilotos na unidade de Church Fenton.
As qualidades do EMB 312 contribuem para os alunos adquirirem um conhecimento completo sobre pilotagem de aeronaves. Além do básico, eles aprendem a pilotar à noite ou em intempéries, a lidar com possíveis falhas no motor durante a rota, a fazer acrobacias com o avião e a realizar voos em formação.
Príncipe William aprendeu a pilotar em um Tucano
No dia 7 de janeiro de 2008, o Príncipe William, da família real britânica, iniciou um treinamento na RAF de Cranwell, em Lincolnshire, Inglaterra, para aprender a pilotar aviões e helicópteros. Entre as três aeronaves utilizadas durante o curso, estava o EMB 312.
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