Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

TUCANO NA ROYAL AIR FORCE: A AERONAVE EM QUE O PRÍNCIPE WILLIAM APRENDEU A PILOTAR


Em 1989, a Força Aérea Britânica adotou o EMB 312, avião militar da Embraer, a ser utilizado para treinamento de pilotos na Inglaterra por 30 anos - inclusive o herdeiro do trono!

Redação Journal of Wonder

“Vocês não sabem fazer avião militar.” Foi o que Ozires Silva, fundador da Embraer, escutou quando deu a ideia de desenvolver o Tucano, conhecido também como EMB 312. O primeiro voo dessa aeronave aconteceu em 1980, passando a ser exportada para forças armadas internacionais três anos depois.

Além da Força Aérea Brasileira (FAB), o Tucano fez parte da Royal Air Force (RAF), ou Força Aérea Real britânica, que foi criada em 1912 e é considerada a escola de treinamento de pilotos mais antiga e uma das melhores do mundo. Não podia ser diferente, então, que o avião utilizado no curso, por mais de 30 anos, fosse o EMB 312: resistente, econômico, versátil para qualquer tipo de clima, fácil de manobrar e voa a uma velocidade de até 555 km/h.

Como o Tucano passou pelas normas britânicas

Para estar de acordo com as normas britânicas, o Tucano teve seu canopi e motor modificados. Após as mudanças, foi fornecido como modelo para a empresa aeronáutica Short Brothers em 1986, com o qual construíram 160 aeronaves licenciadas, sendo 130 para a RAF. O avião, então, passou por experimentos em 1988 na RAF de Scampton, e depois de um ano começou a fazer parte do treinamento de pilotos na unidade de Church Fenton.

As qualidades do EMB 312 contribuem para os alunos adquirirem um conhecimento completo sobre pilotagem de aeronaves. Além do básico, eles aprendem a pilotar à noite ou em intempéries, a lidar com possíveis falhas no motor durante a rota, a fazer acrobacias com o avião e a realizar voos em formação.

Príncipe William aprendeu a pilotar em um Tucano

No dia 7 de janeiro de 2008, o Príncipe William, da família real britânica, iniciou um treinamento na RAF de Cranwell, em Lincolnshire, Inglaterra, para aprender a pilotar aviões e helicópteros. Entre as três aeronaves utilizadas durante o curso, estava o EMB 312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]