Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Comitiva da SAAB visita o IEAv para projetos ligados à aeronave Gripen


No dia 28/Mar/2019 o IEAv recebeu a visita de uma comitiva da empresa sueca SAAB para tratar dos preparativos de execução do acordo de compensação comercial, relacionado à aquisição dos aviões de caça Gripen.

A comitiva foi recebida pelo Sr. Diretor do IEAv, Cel Lester de Abreu Faria, o qual fez uma apresentação sobre o Instituto e das linhas de pesquisa existentes, bem como do potencial de cooperações em áreas de defesa aérea e aeroespacial. Em seguida a comitiva seguiu para o Laboratório de Eletromagnetismo Computacional (LEC/IEAv), a fim de discutir detalhes do projeto de cooperação, quando foram tratados de assuntos técnicos para a execução do projeto.

O IEAv, juntamente com o IAE, é beneficiário de um dos 60 projetos que integram o acordo de compensação comercial, que totaliza mais de US$ 9 bilhões em créditos de OFFSET (direto e indireto). O programa OFFSET tem o objetivo principal de capacitar a industria nacional brasileira e as ICTs das Forças Armadas com tecnologia e conhecimentos necessários para desenvolver, produzir, manter as aeronaves Gripen no Brasil, além de avançar no domínio de tecnologias de interesse da Defesa Nacional. Às equipes do IEAv e IAE compete adquirir competências para análise de Seção Reta Radar (RCS) associada a estudos de Fluido Dinâmica Computacional (CFD) .

Para o Cel Av Lester, Diretor do IEAv, “é um enorme prazer para o Instituto fazer parte de um dos mais ambiciosos programas de compensação comercial já realizados no Brasil, abrangendo as mais importantes tecnologias relacionadas ao projeto, fabricação e manutenção de aeronaves de caça de última geração. A participação do IEAv na transferência de tecnologias de ponta, como a que se propõe nesse acordo, demonstra a capacidade e competência de nossos técnicos, bem como a relevância da infraestrutura instalada no IEAv para dar continuidade aos trabalhos, logo da finalização do acordo em pauta.”

Instituto de Estudos Avançados
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]