Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Safran e IMBEL firmam parceria durante LAAD


IMBEL desenvolve parceria com Safran Electronics & Defense Brazil para atender às demandas tecnológicas do Exército Brasileiro

Os projetos estratégicos do Exército Brasileiro visam incorporar tecnologias de ponta e novos sistemas que permitirão sua modernização e enquadramento nos novos cenários do combate moderno. Sendo assim, é necessário que novas capacidades sejam desenvolvidas, o que por consequência fortalece a Indústria de Defesa Brasileira e amplia o desenvolvimento nacional.

A Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica da Indústria de Material Bélico do Brasil – FMCE/IMBEL, em forte parceria com a Safran Electronics & Defense Brazil, trabalha há algum tempo para atender a essas demandas do setor de defesa no Brasil.

Atualmente, a importância da obtenção de informações para Inteligência de Comando e Gerenciamento de Campo de Batalha, que visam a Consciência Situacional avançada e respostas rápidas a ameaças, exige sistemas de comunicação, gerenciamento e aquisição de dados modernos, eficientes e de alta tecnologia. Neste sentido, a parceira Safran-FMCE/IMBEL atende prontamente e de maneira completa às necessidades do Exército Brasileiro. Os equipamentos IMBEL e Safran garantem interoperabilidade, modularidade e integração/adequação a materiais já utilizados pelo Exército Brasileiro, tudo isto suportado pela capacidade das duas empresas em produção e manutenção no Brasil.

Trabalhos iniciais nessa parceria produziram a integração dos binóculos multifuncionais infravermelho de longo alcance JIM-LR com o Compressor Tático de Vídeo CTV-1400, permitindo, assim, a transmissão de vídeo em tempo real através do rádio portátil TPP-1400. Da mesma forma, atuando como optrônico para Observador Avançado, o JIM-LR, integrado aos equipamentos rádio da IMBEL via Bluetooth, possibilita o envio automatizado de dados de aquisição de alvos para o sistema Gênesis (Artilharia). O optrônico para veículos terrestres CM3 faz parte dos trabalhos de integração visando diferentes aplicações para os blindados do Exército Brasileiro.

Em outra frente, lançada para atender a forte demanda por interoperabilidade entre diversos sistemas de comunicação do Exército brasileiro, a IMBEL desenvolveu a Central de Interoperabilidade Modular (CIM), viabilizando a comunicação entre rádios de fabricantes distintos, além de permitir a interoperabilidade entre diferentes sistemas digitais e analógicos legados de antigas aquisições

Os sistemas de Navegação Inercial Safran, estado da arte para navegação e apontamento, também foram integrados aos equipamentos FMCE/IMBEL, para servirem prontamente a diferentes tipos de aplicação em blindados como Guarani e Cascavel, e para pronto atendimento em projetos de modernização de Artilharia de Campanha em Obuseiros rebocáveis ou auto-propulsados.

Fruto dessa parceria, o primeiro tiro eletrônico do Exército Brasileiro foi realizado no exercício Sentinela Alerta, em Outubro/2018, utilizando-se o sistema Gênesis da FMCE/IMBEL e o Sistema Inercial Sigma30 da Safran. Nesta ocasião puderam ser comprovados os ganhos em termos de agilidade e precisão na execução das mais diferenciadas missões de tiro.

Com isso, fica evidente a adaptabilidade dos sistemas FMCE/IMBEL e Safran aos equipamentos já existentes no Exército Brasileiro, assim como a capacidade de pronto emprego nos novos sistemas a serem adquiridos, graças à disposição conjunta de ambas no esforço da integração.

Com esse espírito, a IMBEL (FMCE) e a Safran consolidaram sua parceria estratégica através da assinatura de um MoU (Memorandum of Understanding), confirmando a continuidade dos trabalhos para atender às necessidades e futuras demandas do Exército Brasileiro.

Rossi Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]