Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Ministério da Justiça e Segurança Pública faz doação de 42 mil itens para reforçar segurança nos estados


Viaturas, armamentos, munições e coletes doados por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública estão avaliados em cerca de R$ 43 milhões.

Brasília, 03/07/2019 - Nesta quarta-feira (3/7), o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participaram da solenidade para a entrega de bens doados pela Força Nacional da Segurança Pública (FNSP) aos 26 estados e Distrito Federal. Serão cerca de 42 mil itens, avaliados em cerca de R$ 43 milhões.

Organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na Praça dos Três Poderes, o evento destinou o legado extraordinário referente a armamentos, munições, viaturas, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva e coletes balísticos. O objetivo da iniciativa é dar transparência à gestão dos bens públicos que podem ser doados, em especial, referente aos materiais sob a guarda e conservação da Força Nacional, que estão em depósito.

De acordo com o ministro Sergio Moro, a entrega contribuirá para o combate à criminalidade, um dos compromissos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “De fato, nós temos observado, desde o início do governo Bolsonaro, uma diminuição expressiva dos índices de criminalidade e isso se deve às iniciativas que o governo federal tem tomado em conjunto com os governadores dos Estados”, comentou.

Em alusão ao aniversário do Ministério da Justiça, que completa neste 03 de julho 197 anos, Moro evidenciou a função da pasta. “O Ministério continua com o firme compromisso, que é o mesmo de todo agente de segurança pública, servir e proteger. E queremos fazer isso, evidentemente, com os estados, os municípios e todos os envolvidos nessa grande tarefa. E o nosso desejo é valorizar os agentes de segurança pública, pois sabemos da importância que ele tem dentro da nossa federação”, finalizou.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, tratou a entrega como grandiosa e única na gestão. “Destaco aqui o trabalho da Força Nacional que realizou em tempo recorde a difícil tarefa de catalogar esses 42 mil itens que estão sendo entregues. E, hoje, torna realidade essa grande doação e porque não dizer única do governo Federal para as unidades federativas”.

Para o diretor da Força Nacional, Aginaldo de Oliveira, o momento é um marco para a gestão que celebra, ainda os 15 anos de criação da FNSP. “Destacamos nessa entrega, o trabalho da Administração da Força Nacional que em um período de quatro meses, catalogou e realizou o inventário de quase 42 mil itens que estavam nos depósitos da Força Nacional desde as Olimpíadas de 2016. E por falta de uma gestão mais efetiva, esse material não tinha sido doado em tempos anteriores” explicou.

Com esta ação, a Força Nacional pretende reforçar a integração, o estímulo à modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública estaduais, além aprimorar e desburocratizar os processos de transparência de patrimônios móveis do Governo Federal, no âmbito da FNSP.

A solenidade que converge com o início das comemorações do 197º aniversário do Ministério da Justiça, no dia 3 de julho, contou com a presença dos secretários estaduais de Segurança Pública, autoridades militares e civis. Em ato simbólico, os representantes dos estados receberam a chave de uma das viaturas que integram o patrimônio acolhido por eles. Para a retirada dos bens restantes, a Força Nacional fará agendamento programado, com início nesta quinta-feira (4/7).

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]