Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Túnel hipersônico T5 – A maior e mais relevante infraestrutura de ensaios de solo hipersônicos da América Latina


A empresa Thruone LTDA, localizada no Cluster Tecnológico de São José dos Campos, entregou para o IEAv o projeto executivo para a fabricação da seção de testes do túnel de vento hipersônico à combustão, denominado T5, atualmente, em desenvolvimento pela Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) do Instituto. Este se mostra como a maior e mais relevante infraestrutura de ensaios de solo na área de hipersônica da América Latina, quem sabe, do Hemisfério Sul.

A partir dos requisitos operacionais e funcionais do túnel T5 desenvolvidos e estimados por nossos pesquisadores, a empresa contratada definiu a melhor configuração da seção de testes, a partir da qual, foram feitos desenhos preliminares 3D em sinergia com simulações de esforços estruturais, resultando finalmente, em desenhos detalhados 2D para fabricação.

“Ainda este ano, será iniciado o processo de fabricação e certificação do túnel T5, o qual será comissionado, exclusivamente, para a pesquisa e desenvolvimento competitivos de veículos hipersônicos e sistemas de propulsão hipersônica aspirada (scramjet), ambos em escala real de voo”, afirma o Pesquisador Chefe da EAH, Dr. Dermeval Carinhana Junior.

O túnel T5, cujo comprimento total é de 50 metros, contempla bocais de aceleração com contorno otimizado e a própria seção de teste projetada, sendo, portanto, capaz de produzir escoamentos hipervelozes, próximo a velocidades orbitais sobre protótipos de laboratório de até 4 m de comprimento por 1,2 m de envergadura. “Será o melhor dispositivo laboratorial hipersônico da América Latina. Sem dúvida, o maior”, completa Dr. Israel da Silveira Rêgo, Chefe da Subdivisão de Ensaios em Solo.”

Na ocasião da entrega do projeto, o Diretor do IEAv, Cel Av Lester Faria, afirmou que “mais uma vez o IEAv promove, por meio de contratos com empresas nacionais, o envolvimento de nossa Base Industrial com tecnologias aeroespaciais de alto valor agregado, gerando produtos diferenciados e impactantes nos cenários nacional e internacional, e contribuindo assim, com a economia, a geração de empregos e a capacitação de pessoal especializado na nossa cidade e no seu entorno”.

Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]