Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Cerimônia formaliza entrega de itens doados pelo Governo do Japão ao Brasil


Brasília (DF), 23/09/2019 – O Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa (MD), Major-Brigadeiro Carlos Minelli de Sá, representou o Ministro da Defesa em solenidade realizada para formalizar o recebimento de equipamentos logísticos doados pelo Governo japonês ao Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (23).




Os equipamentos consistem em 330 barracas individuais e 998 colchonetes com isolantes térmicos, para emprego na Operação Verde Brasil. Os itens serão usados pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que estão atuando no combate aos focos de incêndio e aos crimes ambientais no âmbito da Operação.

A chegada do material vai otimizar o trabalho dos integrantes da força-tarefa que antes estavam alocados em bases distantes das frentes de incêndios.



“Essa doação é extremamente importante do ponto de vista operacional porque permitirá reduzir o tempo de viagem das Brigadas entre as frentes de incêndios e as suas respectivas bases”, esclareceu o representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Ruy Pereira.

O longo período de boa relação entre Brasil e Japão foi ressaltado pelo Brigadeiro Minelli, que sublinhou o forte laço de companheirismo existente entre os países.
“Mais do que uma cortesia, é uma ação fraterna”, disse sobre os donativos enviados pelo Governo japonês.

“Esse apoio é o reflexo da histórica relação de amizade e cooperação e do excelente relacionamento entre o Japão e o Brasil”, complementou o Embaixador do Japão, Akira Yamada.

O envio do material foi viabilizado por meio de coordenação da Embaixada do Japão, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA - sigla em inglês), da Agência Brasileira de Cooperação, dos Ministérios da Defesa e do Meio Ambiente e do ICMBio.

“Agradeço a doação efetivada pelo Governo do Japão, cuja agência de cooperação internacional concede equipamento estratégico para combate a incêndio florestal”, declarou o Ministro do Meio Ambiente interino, Luis Gustavo Biagioni.

Ao fim da cerimônia, o representante Chefe da JICA, Hiroshi Sato, e o Presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, efetivaram o ato, assinando o termo de doação.

Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]