Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

ABIN sedia curso do FBI


“Curso de Resposta Rápida a Atiradores Ativos” reúne mais de 30 policiais de elite de todo o país na Escola de Inteligência.

A sede da Agência está recebendo oficiais do Federal Bureau of Investigation (FBI), dos Estados Unidos, que estão ministrando o curso “Curso de Resposta Rápida a Atiradores Ativos” para policiais e agentes de segurança de grupos de elite de todo o Brasil. A capacitação começou no dia 18 de setembro e vai até a próxima quarta-feira – 25 de setembro.

O treinamento é voltado à preparação dos agentes para atuar em situações de atentado envolvendo atiradores ativos, que são classificados como pessoas com a intenção de cometer homicídios em massa – em ataques a escolas, igrejas ou shoppings, por exemplo.

O curso é fruto da parceria entre a Escola de Inteligência (Esint) da ABIN, o Departamento de Atividades Especiais da Polícia Civil (Depate/PCDF) e a Embaixada Americana. Os instrutores são todos norte-americanos. Já os participantes são oriundos da ABIN, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, de polícias legislativas e de forças policiais especiais de dez diferentes estados.

Resposta Rápida a Atiradores Ativos

Cinco oficiais do FBI estão atuando como instrutores. O programa é composto por teoria e instrução operacional. São simulados procedimentos de formação de células de resposta durante o ataque de um atirador ativo, como o que aconteceu em março deste ano em uma escola na cidade de Suzano/SP.

Um dos objetivos é transmitir os instrumentos e estratégias utilizados em diferentes ambientes, possibilitando a formação de multiplicadores das técnicas adotadas pelo FBI para o combate a terroristas e atiradores.

Senado

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) visitou as instalações da ABIN para acompanhar de perto parte do curso, na última quinta-feira – 19 de setembro. O parlamentar conversou com os instrutores e com os alunos. O congressista já atuou nos Estados Unidos como instrutor de forças especiais e é membro honorário da SWAT (Special Weapons and Tactics) no Texas.

ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]