Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 9 de novembro de 2019

Esquadrão Orungan comemora 72º aniversário de criação


Esquadrão Orungan, um dos principais Esquadrões de Patrulha Marítima da FAB, comemorou dia 08 de novembro de 2019 seu 72º aniversário e seu segundo ano na Ala 12 Santa Cruz.


Em comemoração ao 72º Aniversário do 1º/7º Grupo de Aviação, realizou-se no dia 8 de novembro de 2019, na Ala 12, solenidade militar, presidida pelo Maj Brig Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, acompanhado do comandante da ALA 12, Coronel Aviador Alessandro Cramer e do comandante do 1º/7º Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Erivando Pereira Souza. Estiveram presentes ao evento, ex-integrantes da unidade aérea, comandantes, chefes e diretores de organizações da FAB, e oficiais e graduados da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz.







Para os presentes, o momento mais emocionante foi à homenagem aos ex-comandantes, seus familiares, homenagem "In Memorian", e aos ex-integrantes, marcados pela abnegação e profissionalismo dos seus integrantes de hoje e de outrora, com histórias repletas de patriotismo, sacrifício e amor ao Brasil, à Força Aérea e à Aviação de Patrulha.


Encerrando o ato solene, os convidados, as autoridades e os militares do Esquadrão Orungan entoaram com garbo e vibração a canção do 1º/7º Grupo de Aviação.



Durante a solenidade, realizada no pátio operacional da ALA 12 Santa Cruz, foram homenageados o “Praça Padrão” e o “Graduado Padrão”, militares que se destacaram entre seus pares ao longo do último ano pela atitude profissional, cultura geral, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e espírito militar. Também foram agraciados os tripulantes que foram elevados operacionalmente.


1º/7º GAV - Esquadrão Orungan

Através do Decreto nº 22.802 e seguindo a nova organização da Força Aérea Brasileira, no dia 24 de março de 1947 foi criado o Sétimo Grupo de Aviação (7º GAv), sediado em Salvador, na Bahia. No dia 08 de novembro do mesmo ano, foi criado o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv), conhecido como Esquadrão Orungan.

O nome Orungan vem da cultura africana: Orungan é filho de Aganju (a terra firme) e Yemanjá (a água), sendo o último dos personagens míticos da árvore genealógica das divindades africanas, representando o ar.

AERONAVES

O
1º/7º GAv operou inicialmente aeronaves Lockheed PV-1 Ventura e PV-2 Harpoon, recebendo em seguida os North American B-25J Mitchell. No dia 30 de dezembro de 1958, chegaram treze aviões Lockheed P-15 Netuno para formar o Grupo Anti-Submarino, iniciando suas operações em 1959 e voando até o dia 03 de setembro de 1976., no dia 10 de abril de 1978, pousou na Base Aérea de Salvador o primeiro Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha, designado P-95 na Força Aérea Brasileira.

Alguns anos depois, os P-95 do Orungan foram modificados para a versão P-95A, operando posteriormente os modelos P-95B, mais modernos.

No dia 30 de setembro de 2011, o Esquadrão Orungan começou a receber os quadrimotores Lockheed / CASA P-3AM Orion, anteriormente utilizados pela US NAVY e modernizados na Espanha. Com capacidade de vigilância marítima de longo alcance e grande autonomia, o Orion é capaz de atuar em missões com duração de até 16 horas, monitorando alvos de superfície com seus modernos sensores eletrônicos embarcados, além de possuir capacidade de guerra antissubmarino (ASW). Os P-3AM podem ser armados com mísseis Boeing AGM-84 Harpoon, capazes de atingir alvos marítimos além do alcance visual.

Além de vetor estratégico para proteção costeira e marítima do país, os P-3AM tem um papel determinante nas missões de busca e salvamento no Atlântico Sul, onde o Brasil é responsável pelas missões SAR numa área com mais de seis milhões de quilômetros quadrados. Com a entrada em serviço dos P-3AM Orion no Esquadrão Orungan, os P-95B foram repassados para as outras Unidades de Patrulha.


DA PÁTRIA!
OS OLHOS NO MAR!
PATRULHA!

Ricardo Pereira – Jornalista e Fotógrafo
Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Site Assuntos Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]