A
inauguração do S-Rig é um marco importante no Programa Gripen, pois proporciona
ao GDDN maior autonomia para conduzir mais projetos de desenvolvimento no
Brasil. O simulador será usado para testes de desenvolvimento e verificação dos
sistemas, subsistemas e funcionalidades do Gripen no Brasil, especialmente de
sistemas desenvolvidos pela Saab, Embraer, Atech e parceiros no GDDN, , mas
também poderá ser usado para testar funcionalidades produzidas em outros
locais, pelas demais empresas brasileiras parceiras do programa. O S-Rig também
dará suporte as atividades do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do
inglês Gripen Flight Test Center) que será instalado no GDDN em 2020.
"O
S-Rig é um simulador completo da aeronave que possibilitará que o Brasil tenha
total capacidade para testar todos os sistemas do Gripen. O Brasil é o único
país com essa capacidade fora da Suécia. Este é um grande diferencial para a
indústria de defesa brasileira", diz Mikael Franzén, vice-presidente e
head da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics.
O
evento de inauguração contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos
Augusto Amaral Oliveira, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Walter
Pinto Junior, diretor dos programas de defesa da Embraer e outras autoridades
da Força Aérea Brasileira (FAB), além de Mikael Franzén, vice-presidente e head
da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab Aeronautics, representando a
empresa sueca.
"Este
simulador é uma importante ferramenta de desenvolvimento onde os engenheiros
podem testar novos softwares e funcionalidades, além de permitir que pilotos se
preparem para os ensaios em voo, realizando testes na plataforma antes de
realizar na aeronave real", completa Franzén.
A
plataforma do simulador, que foi construída a partir da parceria entre Saab,
Embraer, Atech, AEL Sistemas e Força Aérea Brasileira (FAB), possibilita que as
empresas brasileiras adquiram conhecimento em tecnologia e operações avançadas
de simuladores, além do desenvolvimento moderno de caças. Depois que os caças
forem desenvolvidos e entregues, o simulador de desenvolvimento continuará
sendo útil para a FAB e a indústria nacional de defesa, para o desenvolvimento
e acesso a novas funcionalidades do caça como, por exemplo, a integração de novas
armas.
Programa
de transferência de tecnologia:
Mais
de 200 engenheiros brasileiros já participaram de treinamentos teóricos e
práticos, na Suécia, como parte do programa de transferência de tecnologia do
Gripen. Até o fim do programa, terão sido treinados mais de 350 brasileiros.
Principais
marcos do Programa Gripen Brasileiro:
Dezembro
de 2013: Governo Brasileiro anuncia a escolha do Gripen para reequipar a Força
Aérea Brasileira;
Outubro
de 2014: Assinatura do contrato entre Saab e Força Aérea Brasileira;
Setembro
de 2015: Eficácia do contrato e assinatura do acordo de financiamento entre
Brasil e Suécia;
Outubro
de 2015: Primeiro grupo de brasileiros chega à Suécia para participar do
programa de transferência de tecnologia;
Novembro
de 2016: Inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN),
na planta da Embraer, em Gavião Peixoto;
2017:
Após dois anos de transferência de tecnologia, primeiro grupo de brasileiros da
Embraer e AEL Sistemas retorna ao Brasil. Grande parte deles para trabalhar no
desenvolvimento do Gripen F (biposto), em áreas como: sistemas veiculares,
engenharia aeronáutica, design de fuselagem e instalação de sistemas,
integração de sistemas e armamentos, aviônica, interface homem-máquina e
comunicação.
2018:
Primeiro Gripen brasileiro entra em produção, em Linköping, com a participação
de engenheiros brasileiros e suecos;
Maio
de 2018: A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, a Saab Aeronáutica
Montagens (SAM), iniciou a sua implementação e os engenheiros que lá atuarão
começaram o programa de transferência de tecnologia, na Suécia, para aprender a
desenvolver seis segmentos aeroestruturais que serão produzidos em São Bernardo
do Campo;
2018:
A AEL Sistemas se tornou um dos fornecedores globais da Saab para a produção do
Wide Area Display, do Head up Display e do Helmet Mounted Display não só para o
Gripen brasileiro, mas também para as novas aeronaves adquiridas pela Força
Aérea Sueca, e como oferta padrão do Gripen E.
26
de agosto de 2019: Primeiro voo do Gripen brasileiro;
10
de setembro de 2019: O primeiro Gripen Brasileiro foi entregue para o início da
campanha de ensaios em voo na Suécia.
Saab
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