Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

USS WASP (LHD-1) ATRACA NO PÍER MAUÁ NO RIO DE JANEIRO


Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2019 – O navio anfíbio de assalto da Marinha dos Estados Unidos USS Wasp fez uma breve visita à cidade maravilhosa.

A embarcação atracou no Pier Mauá, Rio de Janeiro, em retorno do Japão, depois do rio de janeiro, o Chile será o outro parceiro da América Central e do Sul a receber o USS WASP, enquanto o navio de assalto anfíbio USS LHD-1 Wasp fizer a sua rota para o seu novo porto na Virgínia, costa leste dos Estados Unidos.





Abordo do USS Wasp militares americanos promoveram uma partida de basquete com mais de 20 jogadores do projeto social Basquete Cruzada a bordo da embarcação. A atividade foi uma excelente oportunidade de estimular a inclusão social e fortalecer laços entre americanos e brasileiros. Além disso, estudantes do Ibeu (Centro binacional dos Estados Unidos no Rio de Janeiro) e do programa Access, projeto da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil que oferece aulas gratuitas de inglês para alunos de escolas públicas, visitaram as instalações dos navios e interagir com os militares. A iniciativa representa o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA ao ensino de inglês no Brasil.



 
Em paralelo às atividades descritas acima, veículos convidados de imprensa puderam conhecer o USS WASP, conversar com militares e acompanhar a partida de basquete, que aconteceu no mesmo horário da visita.

Em terra firme, alguns militares dos EUA vão fazer ações de voluntariado na creche comunitária, em Higienópolis. Os marinheiros farão reformas na estrutura do orfanato, pintura e impermeabilização de muros. Essas atividades fazem parte de uma tradição da Marinha americana, quando em visitas oficiais a outros países.




O foco da visita é a interoperabilidade das marinhas do Brasil e dos Estados Unidos na assistência humanitária. Em agosto desse ano, o Rio de Janeiro sediou um dos exercícios militares mais antigos, UNITAS LX, organizado pela Marinha do Brasil em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, que também focou em atendimento humanitário.



Sobre o navio anfíbio de assalto da Marinha dos Estados Unidos USS Wasp

O USS Wasp é praticamente uma “cidade flutuante”, com uma tripulação de 1000 marinheiros e uma capacidade de comportar, ainda, 2000 fuzileiros navais, além de equipamentos e suprimentos necessários para ações de combate e provisão. Sua robusta estrutura, com centro de comando e controle, convés de pouso e decolagem, convés molhado e recursos médicos, faz do navio um poderoso recurso dos Estados Unidos para atuação em respostas a emergências. O navio tem 844 pés e 44 mil toneladas e é capaz de abrigar 31 aeronaves, além de diversas lanchas de desembarque de alta velocidade. Foi construído em Pascagoula, no Mississipi, e entrou em serviço em 1989.

Agradecimento especial, Sr Raphael Lima Relações Públicas do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Alexandre Alves - Repórter Fotográfico.

Site Assuntos Militares

4 comentários:

  1. O USS WASP está aberto para visitação de civis, se sim, até quando, qual horário e onde exatamente está?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Boa dia, ate a data, segundo informações o USS WASP não esteve aberto a visitação de civis

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]