Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Exposição "Um Voo na História" no Centro Cultural dos Correios.



Em parceria com o Centro Cultural Correios, o Museu Aeroespacial apresenta a exposição inédita – “MUSAL – UM VOO NA HISTORIA”, enfatizando o trabalho desenvolvimento pelo Museu na preservação e divulgação da memória aeronáutica nacional, por intermédio de suas coleções.


Com a curadoria da museóloga Amanda Marques, a exposição terá como destaque a exibição inédita das aeronaves Neiva 420L (L-42) Regente ELO (matrícula FAB 3225 - PRESERVADO), Cessna L-19E “BIRD DOG” (matrícula FAB 3155 - c/n 23692 - PRESERVADO) e o Bell Helicopter H-13H “SIOUX” (matrícula FAB 8611 - PRESERVADO), complementada com texto e fotografias, além de destacar a importância do seu conjunto arquitetônico o qual o MUSAL pertence, no estilo missões, em alusão ao ano mundial da arquitetura, que será comemorado em 2020.




A exposição estará disponível no Centro Cultural dos Correios, na praça dos correios - Rua Visconde de Itaboraí, 02, Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060, entre os dias 04 de dezembro 2019 e 26 de janeiro de 2020, de terça a domingo de 12h as 19h.

Museu Aeroespacial – MUSAL


História

A ideia de um Museu Aeronáutico data de 1943, quando o então Ministro da Aeronáutica, Dr. Salgado Filho, determinou sua organização, sendo o trabalho inicial e posteriores tentativas, interrompidos por falta de local disponível.

Atendendo à Exposição de Motivos do Ministro da Aeronáutica, Ten-Brig-do-Ar - Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial em 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.553. Em janeiro de 1974, iniciam-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga "Divisão de Instrução de Voo" da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976.

A importância dessa criação deve-se à necessidade de preservação e divulgação do material aeronáutico e documentos históricos para as futuras gerações.

Situado no Campo dos Afonsos, "Berço da Aviação Militar", o Museu Aeroespacial recebe o apoio logístico da Universidade da Força Aérea - UNIFA e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER.


Ricardo Pereira – Jornalista e Fotógrafo
Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Site: Assuntos Militares

Um comentário:

  1. a EXPOSIÇÃO ESTÁ BELÍSSIMA, VALE A PENA VISITAR O ESPAÇO. ESTIVE EM VISITAÇÃO COM JOVENS 20 APRENDIZES DA REDE APRENDIZ RIO ,E TODOS ADORARAM, ESPERAMOS VOLTAR MAIS VEZES. .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]