Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Vice-Presidente Antônio Hamilton Martins Mourão participa de cerimônia na ALA 12


O Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, participou  juntamente com outras autoridades, civis e militares, da cerimônia militar referente à passagem de Comando da ALA 12, do Cel Av Alessandro Cramer ao Cel Av Marcelo da Costa Antunes, realizada no dia 18 em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.


A cerimônia militar foi presidida pelo Vice-Presidente da República Antônio Hamilton Martins Mourão, com a passagem de comando presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, Comandante de Preparo,  e contou com a participação de todo o efetivo da ALA 12 e dos esquadrões subordinados.


Na ocasião, os convidados acompanharam o descerramento da fotografia do Cel Av Cramer, no prédio do comando. Em sua fala, o Cel Av Cramer agradeceu aos seus comandados e abordou os desafios e realizações que marcaram os dois últimos anos.


O Comandante do 1º Grupo de Caça (1º GAVCA), Tenente-Coronel Aviador Gustavo Furlan Aquino, falou da comemoração do 76º aniversário da unidade, lembrando seu passado histórico e heroico. Embora, no início da década de 40, o mundo já vivenciasse os horrores da Segunda Grande Guerra, o conflito era apenas acompanhado pelo Brasil, não se acreditando que o país viesse a nele tomar parte. 


No entanto, com os ataques a navios mercantes brasileiros efetuados por submarinos do Eixo, declaração do estado de beligerância tornou-se inevitável, o que aconteceu em agosto de 1942. Nesse contexto, foi criado, pelo Decreto-Lei n 6123, de 18 de dezembro de 1943, o 1º Grupo de Aviação de Caça, tendo sido designado para o seu comando o então Major Aviador Nero Moura.


No período em que operou nos céus da Itália, o 1º GAVCA realizou inúmeras missões de combate, e suas atividades atingiram o ápice em 22 de abril de 1945, quando a unidade realizou 44 saídas, com apenas 22 pilotos, obtendo expressivos resultados. Por esse motivo, nessa data comemora-se o Dia da Aviação de Caça. Em julho de 1945, com a guerra já terminada, o Grupo retornou ao Brasil, ficando incorporado ao 1º Regimento de Aviação, na Base Aérea de Santa Cruz, sendo responsável por implantar a doutrina de Aviação de Caça na Força Aérea Brasileira.

Em 22 de maio de 1953 inaugurou-se a era do jato na caça brasileira, com os Gloster Meteor TF-7 e F-8. Em 1975, o Grupo de Caça entrou na era dos caças supersônicos, com a aquisição dos F-5E Tiger II, atualmente operam aeronaves F-5EM/FM (modernizadas).


Ricardo Pereira – Jornalista e Fotógrafo

Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Site Assuntos Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]