Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 15 de fevereiro de 2020

“Operação Regresso”: Fuzileiros Navais atuam no apoio aos brasileiros repatriados da China


Na manhã do último domingo, 9 de fevereiro, 44 Fuzileiros Navais estavam a postos na Ala 2 - Base Aérea de Anápolis, Goiás, aguardando as duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportavam 31 brasileiros e 3 diplomatas repatriados de Wuhan, na China, epicentro da epidemia do coronavírus. Ao todo, chegaram 58 pessoas, incluindo militares, profissionais de saúde e um jornalista.

A missão da Marinha do Brasil teve início na quinta-feira, 6 de fevereiro, com o deslocamento de fuzileiros navais para as instalações da FAB em Anápolis. Para a operação, foi constituído um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpFuzNav-Defesa NBQR), composto por militares do Centro de Defesa NBQR da Marinha do Brasil, do Batalhão Naval, do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e da Companhia de Defesa NBQR do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais. Nos dias seguintes, antes da chegada dos repatriados, os militares participaram de reuniões de planejamento, adestramentos, ensaios e preparação de material.

No Dia-D, em conjunto com diversas agências e com as demais Forças Singulares, o trabalho do GptOpFuzNav-Defesa NBQR começou com o balizamento dos repatriados, que foram direcionados às viaturas que os conduziram à denominada “Ala Branca”, estrutura montada especialmente para o período de quarentena. Em seguida, os militares do GptOpFuzNav-Defesa NBQR fizeram a descontaminação dos seguintes itens: escada de aeronave, bagagens de repatriados, um ônibus, um micro-ônibus, um caminhão-baú e um veículo utilitário. Para tal atividade, utilizaram produtos desintoxicantes com certificações internacionais.

Ao longo dos 18 dias seguintes, os recém-chegados permanecerão em observação, realizando exames periódicos que comprovem a presença ou ausência do novo agente do coronavírus. De acordo com o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General de Exército R/1 Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, a equipe médica a bordo dos aviões informou que os 34 passageiros estão muito bem de saúde e assintomáticos. Os Fuzileiros Navais ficarão de prontidão durante todo o período para prestar o suporte necessário.

Para o Imediato do GptOpFuzNav-Defesa NBQR, Capitão de Fragata (FN) Alessandro Braga Gonçalves, as expectativas são positivas. “Espero que, em breve, os nossos compatriotas possam retornar aos seus lares. As ações desencadeadas nessa Operação demonstram o nível de profissionalismos de todas as esferas do poder público envolvidas, um retorno intangível à sociedade brasileira. As atividades desenvolvidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais ratificam sua condição de pronto emprego permanente para ajudar a sociedade brasileira no que for necessário”, afirmou.

O Comandante do GptOpFuzNav-Defesa NBQR, Capitão de Mar e Guerra (FN) Marcio Pragana Patriota, ressalta que essa operação demonstra o valor que a sociedade brasileira e, consequentemente, a Marinha do Brasil, atribui à vida dos cidadãos brasileiros. “Participar dessa operação histórica é motivo de extremo orgulho para cada militar envolvido. A Marinha do Brasil não mediu esforços para deslocar 44 militares e cerca de 2.200Kg de carga em equipamentos, com apoio da Força Aérea Brasileira, do Rio de Janeiro e de Brasília, para a Base Aérea de Anápolis, em cerca de 24 horas. A prontidão operativa e a capacidade expedicionária, características intrínsecas ao Corpo de Fuzileiros Navais, permitiu que esse deslocamento ocorresse tempestivamente e de forma eficiente. Assim, o sorriso de cada repatriado, ao chegar em solo brasileiro, recompensa cada minuto de planejamento e sacrifícios em prol do sucesso da missão”.

Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]