O anúncio foi feiro durante uma cerimônia no dia de Martin Luther King Jr., destacando as contribuições dos afro-americanos para o esforço americano.
Esse será o segundo navio batizado em homenagem a Miller, e o primeiro navio-aeródromo a receber o nome de um afro-americano. Esse será também o primeiro navio-aeródromo a homenagear um marinheiro por ações realizadas enquanto servia como praça.
“Ao selecionar essa nome, estamos homenageando as contribuições de nossos praças, do passado e do presente, homens e mulheres, de todas as raças, religiões e antecedentes”, disse Modly. “O Dr. Martin Luther King Jr. Disse que “Qualquer um pode ser grande – porque qualquer um pode servir”. Ninguém compreende melhor a importância e verdadeiro significado de servir do que aqueles que se voluntariaram para colocar as necessidades dos outros acima de si mesmo.”
No dia 7 de dezembro de 1941, Miller estava recolhendo roupa suja no encouraçado West Virginia (BB-48) quando começou o ataque japonês. Quando soou o alarme de postos de combate, ele se dirigiu ao seu posto, no paio de uma bateria antiaérea, e descobriu que o local tinha sido destruído pela explosão de um torpedo. Miller for então enviado para o passadiço, para ajudar o comandante, mortalmente ferido, e em seguida guarneceu uma metralhadora antiaérea Browning .50 até acabar a munição. Miller então ajudou a mover muitos outros marinheiros feridos enquanto o navio estava sendo abandonado, devido aos incêndios a bordo também pelo óleo em chamas que provinha do encouraçado Arizona (BB-33), já destruído. O West Virginia perdeu 150 de seus 1.500 tripulantes.
As ações de Miller durante o ataque renderam-lhe um elogio por parte do Secretário da Marinha, Frank Knox, e a medalha Navy Cross, que lhe foi entregue pessoalmente pelo Almirante Chester Nimitz, então comandante da Esquadra do Pacífico.
Nimitz declarou que “Essa é a primeira vez nesse conflito que um tributo tão alto foi concedido pela Esquadra do pacífico a um membro dessa raça, e estou certo que no futuro outros serão homenageados de forma similar por atos de bravura”.
“Doris Miller representou tudo que existe de bom na nossa nação, e sua história merece ser lembrada e repetida onde quer que nosso povo continue hoje em dia sua vigília”, disse Modly.
Em 1943, Miller morreu a bordo do USS Liscombe Bay (CVE-56), quando o navio foi atingido por um torpedo e afundou ao lardo do Atol Butaritari, nas Ilhas Gilbert.
O futuro USS Doris Miller e outros navios-aeródromo da classe “Ford” serão o principal meio de resposta a crises e ajuda humanitário, e a força de ataque decisiva em operações de combate intenso. O navio-aeródromo e o Grupo de Ataque de NAe proverão presença avançada, resposta rápida, permanência em posição e capacidade multimissão ao longo de sua vida útil de 50 anos.
Tradução e Adaptação do Texto original da United States Navy (USN): Mário Roberto Vaz Carneiro.
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