Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 1 de março de 2020

Avro Vulcan B.2 XM597, com marcas de missão e bandeira brasileira para marcar sua parada não prevista no país durante a Guerra das Malvinas.


O National Museum of Flight, localizado do Aeródromo de East Fortune, em East Lothian, é o museu aeronáutico nacional da Escócia.


Ocupa os prédios empregados durante a Segunda Guerra na base aérea East Fortune, da RAF, que é um dos aeródromos do tempo daquele conflito mais bem preservados do Reino Unido. Como resultado, suas instalações são consideradas um monumento, sem a adição de estruturas permanentes.


Exposto na área externa está um veterano da Guerra das Malvinas, o Avro Vulcan B.2 XM597. No dia 3 de junho de 1982, a aeronave, pertencente ao Esquadrão Nº 50, tomou parte na missão “Black Buck 6”, contra os sítios de radar argentinos no aeroporto de Stanley, nas Ilhas Malvinas (“Operação Black Buck” que consistiu numa série de missões, numeradas de 1º a 7º). Durante o retorno à Ilha de Ascenção, ao tentar realizar um reabastecimento em voo, a sonda de reabastecimento quebrou, deixando o Vulcan com uma quantidade insuficiente de combustível para chegar ao seu destino, o que forçou a mudança de rota para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O Brasil era neutro no conflito, e enquanto se dirigia ao Rio a tripulação lançou fora documentos secretos e os dois mísseis AGM-45 Shirike remanescentes, embora um tenha se recusado a deixar o cabide.


Após um chamado de emergência, o Vulcan, escoltado por caças Northrop F-5E da Força Aérea Brasileira, foi autorizado a pousar em emergência no Rio, com muito pouco combustível a bordo. O avião e sua tripulação foram retidos até o final das hostilidades, o que aconteceu nove dias depois.

National Museums Scotland 

indicação de leitura
https://www.brasilwire.com/when-the-raf-dropped-in-to-rio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]