Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 3 de março de 2020

UNIFIL tem novo Comandante da Força-Tarefa Marítima


Brasília, 03/03/2020 – Após seis meses de preparo para a prontificação dos membros do Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), coordenada pela Subchefia de Operações de Paz (SC-4) do Ministério da Defesa, e de instruções específicas conduzidas pela Marinha do Brasil, no último 29 de fevereiro, em Beirute, ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante da FTM-UNIFIL. A bordo do Navio-Capitânia, a Corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil, o Contra-Almirante Eduardo Augusto Wieland passou o comando da FTM-UNIFIL para o Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

Presidida pelo Force Commander da UNIFIL, Major-General Stefano Del Col, do Exército Italiano, o evento contou com a presença de diversas autoridades da Embaixada da República Federativa do Brasil no Líbano, deste Ministério da Defesa, da Marinha do Líbano, da Marinha do Brasil e da sociedade libanesa, além de representações dos países componentes da UNIFIL.

A UNIFIL foi criada em 1978 e tem o propósito de manter a estabilidade na região, desde a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, possui um contingente militar de aproximadamente 10 mil homens e mulheres de mais de 40 países, dentre eles, o Brasil.

A FTM-UNIFIL, estabelecida em 2006, é a pioneira no estabelecimento de uma Força Tarefa Marítima como parte de uma Missão de Manutenção de Paz da ONU e, desde 2011, é comandada por um Almirante brasileiro. Atualmente, a missão possui cerca de 730 militares, em seis navios das Marinhas, da Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e Brasil, sendo a única missão de paz de caráter naval sob a égide da ONU em curso no mundo.

Com informações da Subchefia de Operações de Paz
Ministério da Defesa (MD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]