Em
outubro de 2019, os engenheiros da Embraer estiveram em Linköping, base do
departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, para trabalhar em sistemas
táticos do Gripen E. Com os estudos teóricos e com a experiência do treinamento
prático, os engenheiros agora já progrediram para o teste prático de voo.
O
voo que ocorreu no mês passado, com o primeiro Gripen E Brasileiro (designado
6001 pela Saab), foi o chamado voo de verificação geral (ou shake down, como é
conhecido em inglês), destinado a testar o Head Up Display (HUD), o novo
altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.
"O
time brasileiro deu um grande passo na direção correta desse teste conjunto.
Nós testamos muitas funções novas, que beneficiam tanto o programa brasileiro como
o sueco, mas o teste mesmo foi liderado pela primeira vez pelos engenheiros de
teste brasileiros", disse Mikael Olsson, Head do departamento de Ensaio em
Voo.
"Estamos
muito felizes em ter realizado a primeira sessão de voo no Gripen E. Num
primeiro momento, foi estressante monitorar todos os dados online do ensaio em
voo, pois tem muitas coisas para acompanhar ao mesmo tempo. Mas agora estou
aliviado e sentindo muita satisfação, visto que a execução foi como
planejamos", disse Denner Cunha, Engenheiro de ensaios em voo da Embraer,
que fez parte do time que conduziu o voo.
Mais
ensaios em voo estão à espera dos engenheiros brasileiros, tanto nas aeronaves
como em simuladores, buscando tornar esses engenheiros independentes de acordo
com os procedimentos da Saab. A partir do meio do ano, o programa de
transferência de tecnologia deles será concluído e eles voltarão para o Brasil.
"Nós
esperamos que no final deste ano, os engenheiros brasileiros estejam prontos
para conduzir os ensaios em voo de sistemas táticos no Centro de Ensaios em
Voos do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), no Brasil.
Entraremos em uma fase emocionante, então agora devemos estabelecer as bases
para permitir que eles construam boas relações e network com a Saab. Estes são
fatores essenciais que garantirão o sucesso da continuidade do trabalho
conjunto", sinalizou Anna Arildsson, Gerente de Sistemas Táticos no
Departamento de Ensaio de Voo.
"Você
não consegue aprender tudo somente lendo manuais e processos – você precisa
trabalhar e colocar 'a mão na massa' na operação. Isto foi algo que conseguimos
realizar durante nosso primeiro ensaio em voo", acrescentou Denner.
Sobre
o Programa
O
Programa Gripen Brasileiro inclui um grande e efetivo programa de transferência
de tecnologia. Até 2025, mais de 350 engenheiros brasileiros e técnicos de
empresas parceiras, vão participar de treinamentos teóricos e práticos na Saab,
em Linköping (Suécia). Até agora, cerca de 200 engenheiros já foram treinados
na Suécia. Eles já voltaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no Centro de
Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and
Development Network), localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto.
Saab
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