Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Coronavírus vazou de laboratório chinês, diz ex-chefe de serviço secreto britânico “MI6”

A pandemia do coronavírus surgiu na China, mas até o momento ninguém sabe como ele se desenvolveu. No entanto, um ex-chefe do Serviço de Inteligência Secreta da Inglaterra, mais conhecido como “MI6”, disse acreditar que a Covid-19 “começou como um acidente”, quando o vírus escapou de um laboratório na China. Em uma entrevista ao podcast “Planet Normal”, do jornal britânico “The Telegraph”, Sir Richard Dearlove disse que viu um novo relatório científico “importante” sugerindo que o vírus não surgiu naturalmente, mas foi produzido por cientistas chineses.

A aparente descoberta aumentará a perspectiva de a China pagar “reparações” pela morte e pela catástrofe econômica que causou ao mundo, disse o ex-chefe de inteligência. Isso ocorre quando Pequim enfrenta crescente pressão para explicar com precisão como o coronavírus começou a se espalhar no final do ano passado.

Cientistas internacionais chegaram a um consenso quase unânime, no entanto, de que o vírus surgiu em animais – provavelmente morcegos ou pangolins – antes de chegar na população humana. A aparente descoberta aumentará a perspectiva de a China pagar “reparações” pela morte e pela catástrofe econômica que causou ao mundo, disse o ex-chefe de inteligência. Isso ocorre quando Pequim enfrenta crescente pressão para explicar com precisão como o coronavírus começou a se espalhar no final do ano passado.

Mas Sir Richard, que tem75 anos, apontou para um artigo científico publicado esta semana por uma equipe de pesquisa norueguesa-britânica que afirma ter descoberto pistas na sequência genética do Covid-19. O estudo sugere que os principais elementos foram “inseridos” e podem não ter evoluído naturalmente. Desde o início, o governo chinês se esforçou para “travar” qualquer debate sobre as origens do vírus e o tratamento da crise por Pequim, afirmou.

“Acho que isso começou como um acidente. Isso levanta a questão, se a China admitir a responsabilidade, vai pagar por indenizações? Acho que fará com que todos os países do mundo repensem como trata seu relacionamento com a China e como a comunidade internacional se comporta em relação à liderança chinesa”, afirmou o ex-ageNTE.

Sir Richard, que chefiou o MI6 entre 1999 e 2004, citou uma nova e surpreendente pesquisa realizada pelo professor Angus Dalgleish, do St George’s Hospital da Universidade de Londres, e pelo virologista norueguês Birger Sorensen. Em seu artigo, os cientistas afirmam ter identificado “seções inseridas colocadas na superfície do SARS-CoV-2 Spike” que explicam como o vírus se liga às células humanas.

“O pico de SARS-CoV-2 é significativamente diferente de qualquer outro Sars que estudamos”, diz o artigo.

Ele adverte que os atuais esforços para desenvolver uma vacina estão destinados ao fracasso porque a verdadeira etiologia do vírus foi mal compreendida. Para remediar o problema, os pesquisadores estão desenvolvendo sua própria vacina, produzida pela Immunor AS, uma empresa farmacêutica norueguesa liderada por Sorensen.

Sir Richard descreveu o estudo como “uma contribuição muito importante para um debate que está começando agora sobre como o vírus evoluiu e como ele se manifestou como uma pandemia”, acrescentando: “Eu acho que este artigo em particular é muito importante, e eu acho que isso mudará o debate “.

Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]