Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Índia está tentando acelerar fornecimento de S-400 russos em meio à disputa com China, diz Bloomberg

Segundo a agência norte-americana, o ministro da Defesa indiano está aproveitando a Parada da Vitória na Segunda Guerra Mundial para apressar a entrega dos sistemas antiaéreos russos.

As autoridades indianas estão instando Moscou a acelerar o fornecimento de sistemas russos de defesa antiaérea S-400 devido à deterioração das relações com a China, disseram fontes da Bloomberg.

A agência observou que o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, trataria do assunto após chegar à Rússia para a Parada da Vitória na Grande Guerra pela Pátria sobre a Alemanha nazista. Anteriormente foi relatado que durante a visita de três dias o político planejava se reunir com altos responsáveis russos para discutir o aprofundamento da defesa e da parceria estratégica entre os dois países.

Em 2018, Moscou e Nova Deli assinaram um contrato para o fornecimento de cinco complexos de S-400 no valor de mais de US$ 5,43 bilhões. Além disso, a mídia citou fontes como dizendo que a Índia também planeja comprar 33 novos caças da Rússia.

Na semana passada, militares indianos e chineses se enfrentaram na região fronteiriça de Ladakh. De acordo com informações preliminares, alguns soldados indianos acabaram morrendo, com China e Índia culpando um ao outro. Mais tarde, durante uma conversa telefônica, os chanceleres dos dois países concordaram em reduzir as tensões na fronteira o mais rápido possível.

China e Índia têm uma longa disputa territorial sobre uma porção de território montanhoso no norte da Caxemira. Além disso, têm dificuldades em concordar sobre a soberania de quase 60 mil quilômetros quadrados no estado setentrional de Arunachal Pradesh. Em 1962, essas disputas se transformaram em uma guerra de fronteiras. Em 1993 e 1996, Pequim e Nova Deli assinaram acordos para manter a paz nas áreas disputadas.

Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]