Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Inteligência indiana pede fim do uso de TikTok, Zoom e outros 51 apps chineses

Em meio à escalada de tensão na fronteira entre a China e a Índia, agências de inteligência indianas solicitaram que o governo recomende a não utilização de 53 aplicativos supostamente ligados ao governo chinês, incluindo TikTok, Zoom e apps de Baidu e Xiaomi.

O motivo seria um possível risco à segurança nacional, com o processamento e armazenamento de dados dos cidadãos do país fora de suas fronteiras.

A lista inclui os mais variados tipos de apps, passando por navegadores (APUS, DU, UC), utilitários (CleanMaster, Baidu Map), ferramentas de segurança (360 Security, Hi Security Lab) e até um jogo, o Clash of Kings.

Um dos destaques da lista é o TikTok, rede social que tem uma relação complicada com a Índia. No final do mês passado, um movimento entre os usuários do app no país derrubou a avaliação média do programa, após alegações de que a rede social não combatia a publicação de conteúdos criminosos.

No começo do mês, uma empresa indiana chegou a publicar um aplicativo para Android que prometia remover apps chineses do celular. No final, quem acabou removido foi o próprio “Remove China Apps”, da Play Store, mas o caso chamou a atenção de maneira curiosa para o conflito entre Índia e China.

As duas potências nucleares têm mobilizado tropas na região de fronteira no Himalaia, após mortes em confrontos entre soldados dos países. Tanto China quanto Índia alegam a soberania sobre a região, que tem ainda áreas sob controle do Paquistão, outro país com bombas nucleares.

Confira a lista das autoridades indianas


360 Security
APUS Browser
Baidu Map
Baidu Translate
BeautyPlus
Bigo Live
CacheClear DU apps studio
Clash of Kings
Clean Master – Cheetah
ClubFactory
CM Browser
DU Battery Saver
DU Browser
DU Cleaner
DU Privacy
DU recorder
ES File Explorer
Helo
Kwai
LIKE
Mail Master
Mi Community
Mi Store
Mi Video call-Xiaomi
NewsDog
Parallel Space
Perfect Corp
Photo Wonder
QQ International
QQ Launcher
QQ Mail
QQ Music
QQ NewsFeed
QQ Player
QQ Security Centre
ROMWE
SelfieCity
SHAREit
SHEIN
TikTok
UC Browser
UC News
Vault-Hide
Vigo Video
Virus Cleaner (Hi Security Lab)
VivaVideo- QU Video Inc
WeChat
Weibo
WeSync
Wonder Camera
Xender
YouCam Makeup
Zoom

FONTE: Canaltech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]