Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ministro da Defesa acompanha inauguração do Centro de Operações Espaciais (Cope)

Brasília, 23/06/2020 - O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve juntamente com o Presidente da República, Jair Bolsonaro e o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, na inauguração do Centro de Operações Especiais (COPE), no Comando da Aeronáutica. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (23).

O Cope é referência nacional e internacional pela complexidade e modernidade de suas instalações. Foi concebido para ser a sede do centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de modo a atender diversos satélites geoestacionários e satélites de baixa órbita.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, reforçou a grandeza do Cope para o desenvolvimento tecnológico do país. “A partir de hoje, o Cope coordenará todas as atividades que façam uso de constelações de sistemas espaciais, oferecendo serviços de cunho militares e civil, nas áreas de comunicações, observação, mapeamento de informações, posicionamento e monitoramento espacial”, ressaltou.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, enfatizou a importância do Cope para a história das comunicações do país. “A comunicação via satélite é fundamental para a defesa da soberania e para o desenvolvimento na nação. O Cope é fundamental para o domínio e para o progresso do Brasil nesse setor”, discursou.

“Com a decisão de lançamento do nosso Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o Brasil passou a diferente patamar no cenário de telecomunicações, pela complexidade e modernidade de suas instalações”, elogiou o presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves. Ele explicou que toda a obra foi concebida com nível máximo de segurança e disponibilidade de rede, possuindo conectividade, energia, climatização, automação e segurança. “O principal objetivo desse projeto é fornecer internet banda ka para todo o Brasil, incluindo os locais mais remotos e banda x para atendimento a projetos militares de defesa nacional”, disse ainda.

Desde 2017, o Brasil conta com um programa capaz de fornecer conexão de Internet banda larga de alta velocidade em 100% do território nacional, beneficiando a comunicação no setor de Defesa e para a sociedade de modo geral. Isso graças ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), primeiro satélite lançado pelo país.

Há três anos, o SGDC proporciona comunicações seguras em todo o território nacional, abrangendo navios da Marinha nos Oceanos Atlântico e Pacífico, tropas do Exército nos Pelotões de Fronteiras e locais remotos do Brasil. Essa capacidade permite o enlace de comunicação por voz ou dados (internet ou intranet) de alto desempenho, possibilitando o Comando e Controle de unidades isoladas ou deslocadas.

Uma das funções do COPE é receber os pedidos de aquisição de imagens de outros satélites e adequá-los às capacidades dos sensores orbitais de sua responsabilidade. A exemplo das Operações Verde Brasil e Amazônia Azul 2019, os satélites contratados apoiam o processo decisório das principais atividades das Forças Armadas.

O evento contou com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, o Presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves Ortunho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, entre outras autoridades civis e militares.

Ministério da Defesa
Por Mariana Alvarenga
Foto: Alexandre Manfrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]