Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 20 de julho de 2020

20 DE JULHO - Nascimento de Santos Dumont, o "Pai da Aviação" (1873)

Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira-MG, município hoje batizado com seu nome, em 1873, e era filho de um abastado cafeicultor. Seu pai estabeleceu uma grande fazenda em Ribeirão Preto. Desde jovem, Alberto mostrou interesse por mecânica e máquinas. Mudou-se para Paris em 1891. Logo desenvolveu paixão por uma novidade da época: automóveis com motor a explosão. Passou depois a projetar e construir balões. Em 1901 construiu o primeiro balão dirigível realmente eficiente.

Pesquisou e desenvolveu inúmeros inventos, cujos planos e patentes sempre deixou abertos ao público. São exemplos o próprio dirigível e o relógio de pulso. Sua maior conquista foi realizar o primeiro voo em uma máquina mais pesada que o ar, que decolou por sua própria propulsão. Tal fato aconteceu em Paris, no dia 23 de outubro de 1906 diante de centenas de testemunhas. Continuou pesquisando e construindo aviões, sendo precursor também dos atuais ultraleves, com sua série de aviões Demoiselle. Suas pesquisas e planos foram aprimorados por outras pessoas e deram origem à indústria aeronáutica de nossos dias.

Retornou ao Brasil, projetando e construindo uma casa inovadora em Petrópolis, RJ, mas tornou-se um viajante, visitando e morando em diversos países. Fez-se merecedor de inúmeras homenagens ao longo da vida, sendo também recebido por governantes e cientistas.

Estava morando com um irmão em Guarujá, SP, quando, em 23 de julho de 1932, profundamente abalado pelo uso de sua invenção como arma na Revolução Constitucionalista, tirou a própria vida.

Foi declarado em novembro de 1984 como o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]