Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 25 de julho de 2020

Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa tem novo Chefe

Brasília, 23/07/2020 - Em cerimônia militar comandada pelo General de Divisão Luciano José Penna, Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), no dia 20 de julho de 2020, ocorreu a passagem de Chefia da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), do Contra-Almirante Nelson Nunes da Rosa para o Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães. A solenidade aconteceu nas dependências da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).


O evento teve início com a inauguração do retrato do Almirante Nelson na Galeria dos Antigos Chefes da RBJID. Em seguida, tomou lugar a transmissão do cargo para o Brigadeiro Guimarães, sendo laureada cerimônia, de maneira especial, com o ato de imposição da Medalha Mérito Santos Dumont, concedida ao Almirante Nelson em reconhecimento aos destacados serviços prestados em prol da Força Aérea Brasileira, não somente ao longo do período em que esteve à frente da RBJID, mas também durante as demais Comissões que realizou durante sua carreira profissional.


Ao efetuar a leitura da referência elogiosa concedida pelo Ministério da Defesa ao Almirante Nelson, o Presidente do Conselho de Delegados da JID, General Luciano, agradeceu pela inestimável colaboração da RBJID na condução das inúmeras atribuições que lhes são atribuídas, com especial menção para as atividades vinculadas com temas de grande relevância para a JID, como o “Desminado Humanitário”, as “Medidas de Fomento a Confiança e Segurança Hemisférica” e a “Ciberdefesa”.

Em suas palavras de despedida, o Almirante Nelson destacou o trabalho e a dedicação dos militares e Auxiliares Locais da RBJID, agradecendo a interação harmoniosa e profícua com todas as Organizações que compõem o Sistema JID, assim como com as Adidâncias e Comissões das três Forças e demais Órgãos militares e civis sediados em Washington/DC.

O novo Chefe da RBJID, Brigadeiro do Ar Guimarães, é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e exerceu, entre outras funções de destaque, o comando do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo, a chefia da Secretaria de Assessoramento em Assuntos Militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e, mais recentemente, a chefia da Subsecretaria de Contratos e Convênios da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica.

A Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa

A RBJID tem por missão coordenar os trabalhos da Delegação Brasileira ante a JID; apoiar militares e civis brasileiros da JID; assim como coordenar estudos e assessoramento em matérias de Defesa, julgadas de interesse pelo MD ou pela Representação do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]