Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

UMA DESPEDIDA DOS AMIGOS....AO AMIGO DE TODOS

Faleceu hoje o coronel-aviador Januário Savczuk um dos primeiros que fundaram a associação brasileira de equipagens da Aviação de patrulha – ABRA-PAT, em 20 de julho de 1999, fazendo parte da direção ate o ano passado, quando sua saúde ficou debilitada.

Além de sua vibração e dedicação a atuação da associação, sempre teve presença destacada no preparo e desenvolvimento nas atividades com as competições, palestras, e encontros comemorativos das unidades aéreas.

Sendo uma pessoa criativa, criou o grito de guerra da aviação de patrulha, baseando em uma tradução da expressão indígena que diz:  “Matar o peixe mau” que representa a guerra antissubmarino, uma das missões da nossa aviação.

Sawczuk foi integrante do 1º Grupo de Aviação Embarcada e qualificado em pouso a bordo do NAel Minas Gerais, recebendo o código Cardeal 63, do qual muito se orgulhava. Por sua dedicação, também recebeu homenagens dos demais Esquadrões de Patrulha da FAB.

Ele também foi comandante do III Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (3º ERA) na Base Aérea de Santa Cruz, e serviu no comando da segunda Força Aerotática – II FAT, lidando com a Aviação de Patrulha, para a qual dedicou-se até seus últimos dias.

Ultimamente, além de atuar na ABRA-PAT como secretario, ele passou a ser o representante da FAB no almoço dos ex-integrantes da Praça d´Armas do NAel Minas Gerais no Clube Naval.

Ao amigo de todos, o Cardeal 63, fiel Patrulheiro e pioneiro da ABRA-PAT, a nossa Saudade que será eterna.

Dos amigos da ABRA-PAT
Rio de janeiro, 10 de setembro de 2020.  
           

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]