Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Brigadeiro CARLA LYRIO MARTINS, A primeira mulher Oficial-General da Força Aérea Brasileira.

Pela primeira vez em seus 80 anos de história, a Força Aérea Brasileira (FAB) terá uma mulher galgando o nível de Oficial General, um passo importante para o reconhecimento do papel das mulheres nas Forças Armadas do país.


Em reunião do Alto Comando da Aeronáutica, realizada no dia 7 de outubro em Brasília-DF, a então Coronel Médica Carla Lyrio Martins foi escolhida para promoção ao posto de Brigadeiro, a partir de 25 de novembro.

A Coronel Médica Carla Lyrio Martins foi a primeira mulher a comandar uma Organização Militar da FAB, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e, agora, torna-se a primeira mulher a assumir a direção do HCA.

A Coronel ingressou na Força Aérea em 1990 e foi promovida ao atual posto em agosto de 2014. É especialista em Medicina Aeroespacial, Hematologia e Hemoterapia, e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica e em Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde. Integrou o corpo clínico do Esquadrão de Saúde da Academia da Força Aérea (AFA), da Base Aérea de Fortaleza, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG).

A médica, que já chefiou o Serviço de Hemoterapia, a Comissão de Infecção Hospitalar, o Serviço de Hematologia e a Divisão Médica do HFAG, nasceu em Belo Horizonte, é casada com o Coronel Aviador João Pedro Martins e possui dois filhos, Bruna e João Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]