Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Departamento de Ensino do Ministério da Defesa promove cooperação acadêmica entre pós-graduandos na ESG

Entre os dias 5 e 8 de outubro, o Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS/MD) realiza, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, três grandes eventos da área de Ensino Militar e cooperação acadêmica em Estudos de Defesa: a 2ª Reunião Técnica de Interação do Ensino, a 9ª Reunião dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG e o 5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG.

Os eventos acontecem de forma presencial e on-line e têm como objetivo avaliar e planejar as ações na área de ensino do Ministério da Defesa, além de apresentar e reconhecer o mérito dos produtos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação e promover, entre docentes e discentes, a interação e a troca de experiências em pesquisas de interesse comum.

Para isso, participam 35 militares e civis da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Durante os três dias de encontro, representantes de instituições como Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea (UNIFA), Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) e outras instituições das Forças Armadas reúnem-se para apresentar as atividades, os projetos e os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos.

De acordo com o General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, Diretor do Departamento de Ensino da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, os eventos permitem ao MD avaliar, juntamente com as Forças Armadas e a ESG, as atividades de ensino corrente, além de interagir sobre o planejamento e as ações de interesse comum das Forças.

Em suas palavras, na abertura da 9ª Reunião, no dia 6 de outubro, o General ressaltou a importância das atividades de Pós-Graduação para a área de ensino. “Elas permitem aproximação e interação, além de interoperabilidade com temas e programas alinhados com objetivos estratégicos da Defesa”, afirmou.

Também presente na reunião, o Gerente da Divisão de Cooperação Acadêmica do Departamento de Ensino (DICOOP) do Ministério da Defesa, Coronel Celso Bueno da Fonseca, destacou que o trabalho conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem apresentado ótimos resultados.

“Realizamos o lançamento de um concurso do Ministério, em parceria com a CAPES, de dissertações e teses sobre Defesa Nacional. Essa edição recebeu quatro vezes mais trabalhos do que as edições anteriores. A produção acadêmica na área de Defesa está crescendo e isso é muito bom”, concluiu o Gerente da DICOOP.

Além disso, o Coronel ressaltou que parcerias com nações amigas para intercâmbios acadêmicos são um dos focos da Divisão e divulgou novos programas de fomento para 2021.

Escola Superior de Guerra - ESG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]