Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 29 de março de 2021

Centro de Instrução de Operações Especiais dá início ao Curso de Ações de Comandos/2021

Niterói (RJ) - Na segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021, na Academia Militar das Agulhas Negras, iniciou mais um Curso de Ações de Comandos (CAC). O CAC tem por finalidade qualificar oficiais e sargentos ao desempenho de funções que compõem o Comando de Operações Especiais, capacitando o concluinte a agir, empregando conhecimentos militares e habilidades individuais, para superar os obstáculos, dificuldades e problemas militares apresentados, mantendo-se focado e automotivado, operando em missões de ações de comandos. Possui a duração de 14 (quatorze) semanas, com o emprego de técnicas, táticas e procedimentos específicos das operações especiais, atuando em ambientes operacionais variados (montanha, ambiente urbano, caatinga e selva), conduzido em ritmo de operações continuadas com esforço físico intenso e prolongado, buscando evidenciar os conteúdos atitudinais de um Comandos.


O Período de Nivelamento tem o objetivo de melhorar a adaptação dos alunos ao ritmo de atividades do CAC, particularmente as capacidades físicas e motoras e as atitudes, bem como nivelar conhecimentos relevantes para o desempenho cognitivo do aluno.


No período de 22 de fevereiro a 06 de março, o CAC realizou atividades de treinamento físico militar (Marcha, Corrida, Pista de Cordas, Natação e Lutas), Instrução Individual Básica (Orientação, ATCI, TAI, 1º SOS) e Técnicas, Táticas e Procedimentos de tropas de Operações Especiais, encerrando com uma marcha orientada de 35 km nas serras de Itatiaia – RJ. Tipo de operação especial realizada por tropa habilitada, de valor e constituição variáveis, por intermédio de uma infiltração terrestre, aquática ou aérea, contra alvos de valor estratégico, operacional ou crítico, sob o ponto de vista tático, localizados em áreas hostis ou sob controle do inimigo.

O Comandos tem como missão realizar ações de captura, resgate, eliminação, interdição e ocupação de alvos compensadores do ponto de vista estratégico, operacional ou tático, situado em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado, visando contribuir com a consecução de objetivos políticos, econômicos, psicossociais ou militares. Para cumprir tais missões, a tropa de Comados é moldada de forma a ter garantidas as seguintes possibilidades:

- realizar infiltrações e exfiltrações terrestres, aéreas e aquáticas;
- atuar em qualquer ambiente operacional, particularmente em regiões semi-áridas, de montanha, de planalto e de selva;
- conduzir o fogo terrestre, aéreo e naval;
- participar em conjunto com outras Forças de Operações Especiais, de operações contraterrorismo e de guerra irregular;
- realizar operações contra forças irregulares;
- realizar operações de reconhecimento especial, principalmente em proveito próprio;
- realizar outras operações de inteligência de combate;
- assessorar outras forças quanto ao emprego dos elementos operacionais de Comandos.

Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]